7 Junho 2019      18:03

Está aqui

Espanhóis da Extremadura voltam a celebrar o 10 de junho português

Para comemorar o Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas a região da Extremadura espanhola preparou novamente um programa de atividades ligadas à arte, ao cinema, à literatura, à música e à gastronomia portuguesas.

A celebração do Dia de Portugal é uma atividade já consolidada no calendário anual da região, com o intuito de promover a aproximação e o conhecimento mútuo porque, nas palavras da Diretora-Geral da Ação Exterior do Governo Regional da Extremadura, “acreditamos firmemente que o conhecimento reciproco facilita o caminho para alcançar a confiança necessária para trabalharmos de forma conjunta na cooperação transfronteiriça, uma cooperação na qual apostamos decididamente”.

Várias são as exposições previstas, entre elas, o MEIAC - Museu Extremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea acolhe “De Re Metallica” de Gonçalo Jardim, uma colaboração com a Fundação Eugénio de Almeida, e o Museu de Olivença expõe o trabalho de Pedro Castanheira “Vivências de formas reinventadas”. Igualmente, uma exposição sobre “O azulejo português” chega a Badajoz, com o apoio do Instituto Camões. No âmbito cinematográfico, a Cinemateca da Extremadura oferece en Cáceres e Badajoz o filme de Rita Azevedo Gomes, “A Portuguesa”. E no que diz respeito às letras portuguesas, várias livrarias da Extremadura espanhola unem-se à celebração do Dia de Portugal e oferecem, de 10 a 16 de junho, uma amostra de livros de autores portugueses, ainda, a professora e escritora Teolinda Gersão participará no II encontro dos clubes de leitura de português da região, entre outas muitas atividades.

A música portuguesa chegará pela mão do fadista Jorge Gois e da banda Melech Mechaya, haverá ainda diversas atuações jovens espanhóis e portugueses, estudantes de conservatórios e escolas de música, e acontece nestes dias o XXXVI Festival Ibérico de Música que celebra o Dia de Camões com um concerto de música antiga portuguesa dos séculos XVII e XVIII, no Museu Arqueológico de Badajoz.

A gastronomia portuguesa será apresentada, de 10 a 14 de junho, através de um programa da televisão regional, Canal Extremadura.

Muitas outras atividades fazem parte da extensa programação que pretende reforçar a base cultural das relações com Portugal e promover um melhor conhecimento deste parceiro preferente, numa região que conta com cerca de 19.000 alunos de portugués, dois terços dos estudantes de português em Espanha.

 

Imagem de capa de vortexmag

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.