16 Abril 2019      07:52

Está aqui

Escolas de Évora preparam-se para menus vegetarianos

O Município de Évora está a formar as cozinheiras das escolas da região em alimentação vegetariana e na preparação de novas ementas escolares para alunos vegetarianos ou com restrições alimentares.

A área, que é "completamente desconhecida para a maioria das cozinheiras", está a despertar interesse naquelas profissionais, que pretendem novas ações de formação, no âmbito do Plano de Ementas Escolares - Ementa Escolar Sazonal Mediterrânica e do Plano de Ementas Vegetarianas (segundo a Lei nº 11/2017 de 17 de abril).

Estas novas ementas não só visam o cumprimento da nova legislação em vigor, como também respeitam a sazonalidade dos produtos, promovendo assim o consumo de produtos de base local, e introduzem nas escolas um maior número de pratos da gastronomia regional /dieta mediterrânica.

Os novos planos de ementas serão implementados a partir do 3º período escolar, em cinco "cantinas piloto", nas Escolas Básicas do Rossio, Cruz Picada, Horta das Figueiras, S. Mamede e Bº Câmara, pretendendo-se a expansão para o máximo número de escolas a breve prazo, de acordo com aquele município alentejano.

Para os alunos que fazem diariamente uma alimentação vegetariana e que pretendam este tipo de ementa na escola, será necessário o encarregado de educação preencher o Impresso de Dietas Alternativas, disponibilizado em cada uma das cinco "cantinas piloto", para que haja uma organização diária por parte das funcionárias da cozinha.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.