20 Julho 2018      11:39

Está aqui

Equipa alentejana com dois atletas nas Olimpíadas de Xadrez

Rui Dâmaso, atleta da A.XAT – Associação de Xadrez A Torre

A equipa alentejana de Xadrez A.XAT – Associação de Xadrez A Torre, de Montemor-o-Novo, tem mostrado ao país que o Alentejo também dá cartas no xadrez, como se pode ler aqui.

Contudo desta vez a A.AXAT vai ainda mais longe ao ter nas suas fileiras dois atletas que irão participar nas olimpíadas de xadrez, o maior evento da modalidade a nível de seleções, onde cada uma se faz representar por cinco elementos. Da A.AXT estarão presentes o português Rui Dâmaso que fará parte da equipa nacional, e o Espanhol Manuel Pérez Candelario que representará a seleção do país vizinho. A prova realizar-se-á entre os dias 23 de setembro a 6 de outubro na Geórgia.

Sobre as Olimpíadas de Xadrez

As Olimpíadas de Xadrez realizam-se de forma oficial desde 1927 e são um evento Bienal organizado pela FIDE - Federação Internacional de Xadrez ((em francês,Fédération Internationale des Échecs) e são compostas por duas provas, a modalidade aberta onde podem participar homens e mulheres e as femininas.

Ao contrário da maioria dos eventos desportivos que exigem uma fase de qualificação para a fase final da prova, nas Olimpíadas de xadrez todas as federações inscritas na FIDE podem participar no evento além da além da equipa olímpica de cegos (IBCA) e da equipe olímpica de pessoas portadoras de necessidades especiais (IPCA). Embora tenham tido inicio oficialmente em 1927, o evento surgiu de forma oficiosa em 1924 como contraponto pelo facto de o Xadrez ser excluído dos jogos Olímpicos tradicionais. As Olimpíadas de Xadrez em 2018 serão as 43ª a ocorrer, Olimpíadas essas que se realizam em anos pares desde 1950. Em 2016 realizaram-se em Baku no Azerbaijão tendo levado o ouro na modalidade aberta os Estados Unidos e a China no feminino.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.