14 Agosto 2024      09:57

Está aqui

Época das vindimas celebrada no Alentejo com vários programas especiais

Com o início das vindimas, vários produtores do Alentejo promovem diversos programas centrados nos vinhos, na gastronomia e na cultura da região, que incluem, entre outras, propostas como vindimas noturnas, provas de vinhos, piqueniques, passeios de jipe ou a interpretação do papel do enólogo.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) reuniu os programas de vindimas que se encontram disponíveis, noticia o portal Sapo Viagens, sublinhando que existem propostas para todos e um pouco por toda a região.

Na Rota dos Vinhos do Alentejo, espaço da CVRA e que junta mais de 70 adegas centradas no enoturismo, decorre a “Semana dos Produtores”, uma iniciativa que permite ao visitante provar quatro referências de vinhos de dois produtores diferentes, apresentados semanalmente, num sistema de rotatividade. Existe ainda a possibilidade de realizar, neste local, um roteiro personalizado, do qual podem fazer parte, entre várias outras opções, uma visita à adega, gastronomia, piqueniques, safaris no montado, viagem de balão e provas de vinhos. A participação na "Semana dos Produtores", que decorre na Rota dos Vinhos, em Évora, tem um custo de 5 euros por prova e por pessoa, sendo aconselhada a reserva, que poderá ser feita através do email reservas.provas@vinhosdoalentejo.pt ou do telefone 266 746 498.

Na Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, as atividades decorrem durante um mês, entre 15 de agosto e 15 de setembro, sendo possível optar por um programa com ou sem almoço. O programa sem almoço, que tem um custo de 28 euros por pessoa, inclui visitas à Adega Nova e à Adega dos Potes e a prova de três vinhos e de produtos regionais. No caso do programa com almoço, o valor a pagar por pessoa passa a ser de 62 euros, sendo a refeição composta por gaspacho, empadas de galinha, queijos e outros produtos típicos da região alentejana. É aconselhada a reserva com antecedência, através do email josedesousa@jmfonseca.pt ou do telemóvel 918 269 569.

No dia 14 de setembro, realiza-se, na Adega Mayor, em Campo Maior, a “Vindima Mayor”, um programa do qual fazem parte a vindima, a visita à vinha e à adega, a prova de mosto, um workshop que inclui a prova de quatro vinhos do produtor e ainda um almoço composto por produtos regionais, que decorre no Restaurante ADAENS. A participação tem um custo de 100 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas através do email enoturismo@adegamayor.pt.

Em Estremoz, a Adega do Monte Branco desafia, até ao dia 21 de setembro, todos os interessados a juntarem-se à sua equipa, através da participação num programa composto por um passeio pelas vinhas e pela pisa a pé, que procura também dar a conhecer todo o processo da uva ao vinho. Há ainda um almoço tipicamente alentejano, que conta com vinhos do produtor. O valor a pagar é de 120 euros por pessoa, podendo as reservas ser feitas através do email enoturismo@adegamontebranco.com ou do contacto telefónico 268 098 077.

Em Beja, a Casa de Santa Vitória convida a visitar, até ao dia 10 de setembro, o Vila Galé Alentejo Vineyards. Esta visita inclui um passeio pelas vinhas com explicação e apanha da uva, uma visita à adega e à cave das barricas e uma prova de três vinhos acompanhada por peticos da região. O preço é de 40 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas através do email portugal.reservas@vilagale.com ou do telefone 284 970 100.

Até ao dia 13 de setembro, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito promove um programa de seis horas, do qual fazem parte a visita às vinhas dos associados e a descoberta da vindima. A meio da manhã, é feita uma pausa para a “bucha”, com algumas das iguarias da região, entre as quais se encontram o pão de Vidigueira, o paio de porco preto, queijos, azeitonas e torresmos. Depois, dá-se o regresso à adega, para se ficar a conhecer todo o processo de vinificação. O programa chega ao fim com um almoço de degustação na Casa das Telhas e a oferta de uma garrafa de vinho a cada pessoa. Esta atividade tem um custo de 75 euros por pessoa, sendo necessários, pelo menos, quatro participantes. As reservas podem ser feitas através do site https://adegavidigueira.pt.

Para os entusiastas que procuram uma experiência educativa, a Casa Relvas, em Évora, desenvolveu um passeio pela vinha, com vindima manual, durante o qual são identificadas as castas e é feita uma análise sensorial de bagos e grainhas. Seguem-se uma pisa a pé e uma prova de mostos e dos vinhos da Casa Relvas, sendo ainda possível almoçar no local. Este programa decorre entre os dias 03 e 28 de setembro, às terças, quintas e sextas e aos sábados, sendo necessário fazer a marcação com uma antecedência de 72 horas, através do email enoturismo@casarelvas.pt ou dos contactos 266 988 034 e 917 295 358. Tem um custo de 70 euros por pessoa, sem almoço, ou de 110, com a refeição. 

Também em Évora, a Cartuxa promete aos visitantes, entre 02 de setembro e 04 de outubro, uma viagem no tempo, para lhes dar a conhecer todo o processo produtivo ancestral, através da escolha e da pisa da uva. Esta experiência, que tem dois horários (11:00 e 16:00), chega ao fim com uma prova de seis vinhos e dois azeites da Fundação Eugénio de Almeida, que são acompanhados por diversos petiscos de região. Está também disponível uma opção mais completa, que inclui ainda uma refeição na Enoteca Cartuxa, no centro da cidade. Os preços começam nos 200 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas através do email enoturismo.cartuxa@fea.pt ou do telefone 266 748 383.

A Ervideira, entre Vendinha e Reguengos de Monsaraz, traz de volta a experiência “100 Pés”, em que os participantes podem visitar a adega, provar os vinhos em fermentação e participar na elaboração do vinho “100 Pés”, feito exclusivamente com uvas pisadas pelos visitantes. Depois da passagem pela adega, os participantes seguem para o Ervideira Wine Lounge, para uma prova de vinhos Ervideira, de brancos, rosé, tintos e especiais, que é acompanhada por uma degustação completa de sabores típicos da região alentejana. O preço é de 65 euros por pessoa, podendo as reservas ser feitas através do email enoturismo@ervideira.pt ou dos contactos 913 545 382 e 266 950 010.

A Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, prepara-se para celebrar a vindima nos dias 23 e 27 de agosto e 02 e 09 de setembro, com uma iniciativa que tem início marcado para as 10:00 e arranca com a entrega do kit vindima. Segue-se uma visita à vinha, durante a qual é feita a apanha da uva, um momento que vai ficar eternizado através de sessão fotográfica. Depois, todos os participantes têm a oportunidade de descobrir as adegas e a cave e ainda de degustar vinhos. O programa, que acaba com um almoço no Wine Bar, tem um custo de 85 euros por pessoa. As reservas podem ser feitas através do email reservas@esporao.com.

A partir da próxima segunda-feira (19), a Fita Preta, em Évora, promove um programa de vindima que começa ainda pela madrugada e do qual fazem também parte várias atividades de enologia na adega e um almoço buffet, que inclui a degustação de cinco vinhos. Os preços arrancam nos 150 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas para o email enoturismo@fitapreta.com ou para o número 918 266 993.

Através das “lagaradas”, a Herdade de Rocha, no Crato, convida a visitar a vinha e a adega, com os petiscos a serem acompanhados por vinhos. Depois da pisa da uva, é realizado um almoço tradicional alentejano com harmonização de vinhos. Este programa, que tem início às 10:00 e dura cinco horas, tem um custo de 85 euros por pessoa. As reservas podem ser feitas para o email reservas@herdadedarocha.pt ou para o número 925 572 976.

A Herdade do Sobroso, em Vidigueira, apresenta um programa que começa nos 25 euros por pessoa e combina a descoberta da vinha e da adega com a prova de vinhos comentada, que fica completa com a degustação de queijos e enchidos tradicionais do Alentejo. As reservas podem ser feitas através do telefone, para os contactos 284 456 116 ou 961 732 958.

A partir do mês de setembro, o produtor João Portugal Ramos, de Estremoz, apresenta o Nature’ing with Wine, um programa que tem início com uma visita ao miradouro, para a observação da planície de vinhas. Seguem-se a ida para a vinha e a apanha da uva. Ao regressarem à adega, os visitantes podem experimentar a pisa a pé nos lagares de mármore. O programa prossegue com uma visita à adega e às caves, chegando ao fim com um almoço de vindima que apresenta dois menus diferentes, harmonizados com vinhos João Portugal Ramos. O preço é de 80 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas em https://www.jportugalramos.com/pt/natureing-with-wine/.

“Moinante” é o nome que se dá àquele que dorme durante o dia, porque passou na noite na farra, e é também o nome atribuído à experiência de vindima apresentada pela adega Mainova, em Arraiolos. A Moinante Experience arranca no dia 07 de setembro e tem um programa do qual fazem parte uma visita ao campo, uma prova de um azeite e de quatro vinhos, um sunset com um DJ e a oportunidade de participar num workshop de fotografia. O chef João Narigueta é o responsável pelo jantar, ao qual se seguem uma vindima noturna e o observatório de estrelas. A participação na Moinante Experience tem um custo de 85 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas através do email enoturismo@mainova.pt ou do telemóvel 910 732 526.

A Quinta do Quetzal, em Vidigueira, convida a “Ser enólogo por um dia”, através de uma experiência que inclui uma visita guiada às vinhas e à adega, local onde os participantes poderão criar o seu próprio blend. Depois, está previsto um piquenique, preparado pelo chef João Mourato, seguindo-se uma prova de vinhos da Quinta do Quetzal. Neste programa, está ainda disponível uma outra opção, com a refeição no restaurante. Os preços começam nos 69 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas para o endereço de email reservas@quintadoquetzal.com.

Também em Vidigueira, nos meses de agosto e setembro, entre terça e sexta-feira, está disponível o programa de vindimas da Ribafreixo, que propõe uma prova de três vinhos clássicos e ainda um almoço tradicional alentejano passado na companhia dos vindimadores. A participação neste programa tem um custo de 75 euros por pessoa. As reservas podem ser feitas para o email tours@ribafreixo.com ou para o número 967 409 249.

Entre 07 e 14 de setembro, a Herdade do Rocim, em Cuba, realiza o “Pisa a pé com Embalo”, um programa que junta tradição e contemporaneidade, através de uma prova de vinhos e de iguarias regionais, de uma visita à vinha, de um churrasco de porco preto com migas e da pisa da uva, realizada ao som do cante de grupos locais. Ainda durante este mês de agosto, a Herdade do Rocim promove também provas a gosto, com uma seleção de vinhos brancos e rosés. A participação no programa “Pisa a pé com Embalo” custa 75 euros por pessoa. Para as reservas, está disponível o endereço de email enoturismo@herdadedorocim.com.

A Tapada de Coelheiros, em Arraiolos, promove um passeio de jipe pela propriedade, durante o qual é possível observar a agricultura biológica e sustentável que marcam este produtor alentejano. Depois, há uma visita à adega, que inclui a prova de mosto em fermentação e de cinco vinhos, uma prova harmonizada com uma tábua de petiscos típicos regionais. As reservas podem ser feitas para o endereço de email enoturismo@coelheiros.pt ou para o número 266 470 000 e o preço é de 70 euros por pessoa.

 

Fotografia de luxwoman.pt