12 Dezembro 2022      10:24

Está aqui

ENTROPIA de dança chega à Mina de São Domingos

O Cineteatro da Mina de São Domingos vai receber, no próximo dia 15 de dezembro, o espetáculo ENTROPIA, de Marina Nabais e Ricardo Machado.

Em comunicado, a organização destaca que se trata de “uma nova criação de dança, criada e dirigida pelos coreógrafos e bailarinos Marina Nabais e Ricardo Machado, com interpretação de elementos da comunidade”.

Segundo a mesma fonte, o ponto de partida para este espetáculo baseia-se na definição de entropia: “medida da quantidade de energia cinética que não é convertida em trabalho, que dita a desordem de um sistema, bem como a sua imprevisibilidade”.

Assim, “aumentar a desordem, ou seja, a entropia de um sistema termodinâmico significa, de forma similar, dar-lhe condições para que haja um maior número de microestados acessíveis às partículas que o compõem”.

Esta iniciativa aproveita ainda para fazer as perguntas: “Será a entropia vista só como perda e caos? Ou poderemos encontrar um espaço de resiliência e da possibilidade de gerar microestados de imprevisibilidade que voltem a gerar vida?”.

O espetáculo ENTROPIA está integrado no projeto MALACATE, um projeto de intervenção artística na Mina de S. Domingos que se desenvolve entre janeiro de 2022 e junho de 2023. A iniciativa “convida a população da localidade a juntar-se a artistas portugueses e estrangeiros a criar diversas obras de arte”, desde a dança à arte pública, do teatro às artes plásticas.

“Os artistas foram desafiados a imaginar e criar obras de arte que se relacionassem com a Mina de S. Domingos e com quem a habita”, um “local com marcante passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de impressivo valor estético que ainda subsiste”, acrescenta a organização.