Entre os dias 28 e 30 de março, Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André recebem o arranque do European Enduro Championship e do Campeonato Nacional de Enduro CFL, provas que vão decorrer pelos “trilhos de areia, pedra e terra, que serão percorridos por 115 pilotos em competição em representação de 18 países”, escreve em comunicado o município.
No mesmo documento, pode ler-se que a apresentação oficial das provas aconteceu no passado dia 13, na Bolsa de Turismo de Lisboa, no stand de Santiago do Cacém. Nesta apresentação, estiveram presentes os campeões nacionais de Enduro, Luís Oliveira e Joana Gonçalves.
A organização da prova é da responsabilidade da Associação MotorSport de Vila Nova de Santo André, da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, da Junta de Freguesia de Santo André e da Federação de Motociclismo de Portugal.
O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinhou que “os grandes eventos desportivos são uma forma de promover o território. Esta internacional vai atrair milhares de fãs do desporto motorizado e do enduro”.
Estes três dias “irão contribuir de forma significativa” para a economia local, “como já verificámos em provas semelhantes que se realizaram no concelho” e, por isso, a Câmara Municipal “faz este investimento”, explicou o presidente.
O presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, mostrou-se também satisfeito, considerando que “estes eventos são decisivos para a freguesia. Iremos ter um impacto enorme na economia local, como aconteceu em provas anteriores de enduro”, frisando que “tal só é possível devido à dinâmica de diversas entidades, em particular da Associação MotorSport, que as autarquias têm acompanhado”.
Há já 12 anos que a Associação MotorSport organiza provas de motociclismo na região, sendo “um orgulho para nós, um pequeno clube, organizar uma prova desta dimensão, mas seria impossível de concretizar sem os apoios das autarquias e outras entidades”, afirmou Bruno Beires, da associação. “Vai ser a festa do enduro, serão três dias de competição, que terá início com a Super Especial a decorrer na noite de 28 de março, em Santiago do Cacém”, continuou.
Para Pedro Mariano, presidente da Comissão de Enduro da Federação de Motociclismo de Portugal, “o desporto motorizado, hoje, é conhecido em Portugal e além-fronteiras pelas organizações das provas” e “Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André estão nesse roteiro”. “Para nós, Federação, é um orgulho voltarmos a organizar uma prova nacional e outra internacional no município de Santiago do Cacém e estar com o clube local nesta jornada”, concluiu o responsável.
Fotografia de enduroportugal.com.pt