12 Maio 2019      13:15

Está aqui

Empreendedorismo para crianças em livro

Diz a sabedoria popular que “De pequenino é que se torce o pepino”. É com base neste pressuposto que será apresentado, no dia 15 de maio, no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, o “Manual de empreendedorismo para crianças”.

A apresentação do Manual "Start IUPI - fazer coisas" contará com a presença de Raquel Oliveira, dos Territórios Criativos, e responsável pela implementação do projeto na Fundação Eugénio de Almeida.

Da apresentação faz ainda parte um debate com Jainete Massuça, professora do 1º Ciclo no Colégio Salesianos de Évora e coordenadora da Academia de Estudo relativas ao 1º Ciclo deste mesmo colégio e Susana Pedro, professora, fundou em 2015 a Sociedade do Bem, uma associação sem fins lucrativos que promove competências emocionais e sociais nas crianças em ambiente escolar. Susana é ainda autora de livros infantis, com o objetivo de promover nos pequenos leitores a reflexão sobre vários aspetos da sua vida, entre os quais, as suas emoções.

O manual "Start IUPI – Fazer coisas!” - composto por 4 capítulos - destina-se a pais e educadores e é o resultado da experiência da StartIUPI no desenvolvimento de programas junto de diversos grupos de crianças. A metodologia baseia-se no desenvolvimento de sete competências do empreendedor, e no incentivo à ação e à concretização de projetos. O manual conta ainda com 30 atividades práticas que podem ser realizadas em casa ou na sala de aula e o quarto dedicado ao desenvolvimento de modelos de planeamento de projetos para crianças e exemplos concretos.

Com a apresentação destas publicações relacionadas com o empreendedorismo, a Área Social da Fundação Eugénio de Almeida tem como objetivo reforçar a cultura de empreendedorismo no ecossistema regional, debater temas de importância para empreendedores, responsáveis de infraestruturas de apoio, educadores e outros interessados, transferir conhecimento e criar uma dinâmica regular para esta comunidade no Centro de Inovação Social.

O Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida é uma estrutura que visa promover e apoiar projetos inovadores, com modelos de negócio sustentáveis, focados no impacto social e com potencial de escalabilidade, que empoderem as populações e que contribuam para solucionar os problemas dos territórios de baixa densidade, sendo financiado pela Portugal Inovação Social, Montepio, CIMAC, E&Y e DECSIS.

 

Imagem de marcusmarques.com.br

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.