28 Outubro 2016      06:56

Está aqui

EMPADA DE ARRAIOLOS. O SEGREDO ESTÁ NA MASSA OU NO RECHEIO?

Começa hoje a 17.ª sétima edição da Mostra Gastronómica de Arraiolos (Évora) que inclui a Feira do Tapete de Arraiolos e o Festival da Empada de Arraiolos (9.ª edição) e decorre até 6 de novembro, no Pavilhão Multiusos da vila alentejana.

A Empada de Arraiolos, que já é marca registada, encerra segredos que poucos conhecerão e que já têm cem anos. Afinal o segredo está na massa ou no recheio?

Pergunte-se aos apreciadores que são em cada vez maior número. Na última edição do festival foram cerca de 20 000 visitantes e este ano o município, que é a entidade organizadora, arrisca 25 000. A massa da empada é feita com a água da cozedura da galinha, que tem de ser do campo, e leva também banha de porco, que lhe dá uma textura única. Já o recheio, para além da galinha do campo, leva chouriço de carne, toucinho entremeado e um equilíbrio de condimentos, como a mangerona, que lhe dão um sabor  tão característico e que desafiamos qualquer um a descrevê-lo. Por isso lamentamos mas a dúvida persiste entre a massa e o recheio. É visitar Arraiolos nos próximos dez dias e descobrir por si.

Imagem de capa de Enric Vives-Rubio

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.