18 Outubro 2019      15:06

Está aqui

Em Viana do Alentejo mobiliza-se a população para elaborar o orçamento municipal

Bengalinha Pinto, presidente da Câmara de Viana do Alentejo e o vereador Paulo Manzoupo

Embora as experiências em torno de orçamentos participativos se multipliquem pelos municípios, onde a população pode escolher uma ou mais entre várias propostas, de forma a que venham a constar no orçamento municipal do ano seguinte, elas dizem respeito ainda a muito poucas câmaras municipais e estão limitadas a parte do orçamento, nuns locais com valores mais substanciais, em outros, nem por isso. E outubro é o mês em que as autarquias trabalham e preparam os seus orçamentos.

A abordagem em Viana do Alentejo é um pouco diferente já que o executivo municipal se desloca anualmente às três freguesias do concelho, junta a população de cada uma delas e pede-lhes contributos para o orçamento municipal, debatendo-os com os participantes nos encontros. E tudo começa com um porta-a-porta onde a informação chega a todas as casas do concelho, mesmo que fiquem mais afastadas dos núcleos urbanos, através de um convite para a participação na discussão "das contas" da Câmara. Em Lisboa nunca aconteceria mas aqui é possível porque os menos de 6 mil habitantes quase se conhecem todos pelo nome.

É certo que nem todas as questões colocadas nestas reuniões dizem respeito ao orçamento mas Bengalinha Pinto, o presidente daquele Município, adianta que as pessoas têm sempre uma opinião acerca do que é mais e é menos importante e que ao envolver a população o Município "fica capaz de dar melhores respostas aos anseios e expectativas da comunidade" e que a iniciativa "é serviço público".

Este ano as datas para auscultar a população decorrem a 22, 23 e 24 de outubro com a população das três freguesias do concelho. A primeira sessão de trabalho decorre dia 22, na Junta de Freguesia de Aguiar, às 21h00. Dia 23, o executivo desloca-se a Alcáçovas, onde reúne com a população, no Auditório Tomaz Ribas, no Paço dos Henriques, também às 21h00. Viana do Alentejo será a última freguesia a receber o executivo camarário, no dia 24, à mesma hora, no salão da Junta de Freguesia.

 

Imagem de capa de Paulo Fadista

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.