2 Outubro 2022      10:17

Está aqui

Em Ourique o cante é ensinado na escola

A descentralização de competências na educação, do poder central para o Município de Ourique, permitiu o reforço do investimento municipal na educação, uma maior proximidade às dinâmicas da comunidade escolar e o aprofundamento de algumas marcas de identidade da comunidade e do território. Em 2022/2023, Ourique manterá no programa educativo o Cante Alentejano e lança o projeto da música, através de atividades que serão iniciadas a 3 de outubro.

O Município de Ourique disponibiliza oficinas de cante alentejano e de música, aos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Ourique, dinamizadas por José Diogo Bento, músico e formador de Cante Alentejano, e por Edmar Pereira, músico, educador musical e musicoterapeuta.

Ourique reforça assim o investimento nas políticas de educação, nomeadamente no reforço da educação pela arte, com a continuidade do ensino do cante alentejano nas escolas, tendo como finalidade a promoção das tradições entre as gerações, impulso essencial para preservar a riqueza musical e assegurar a sua transmissão aos mais novos.

No mesmo sentido, a aposta educativa e social, no ensino da música e na expressão musical, contribui para que a música na escola seja uma importante ferramenta na aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e consequentemente para o seu sucesso escolar e pessoal.