19 Julho 2020      11:00

Está aqui

Em Alandroal estudar já quase não tem custos para as famílias

João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal

O Município de Alandroal prepara-se para oferecer os Cadernos de Atividades a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos no ano letivo que arranca em setembro.

Com o alargamento da oferta dos manuais escolares por parte do Ministério da Educação o município canalizou as verbas que reservava para esse efeito para o retomar da oferta de refeições gratuitas a todos os do ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do concelho. A partir do próximo ano letivo, os alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do concelho do Alandroal, num total que se prevê de cerca de 400 alunos, passam a beneficiar da oferta dos Cadernos de Atividades Escolares por parte do município, num investimento que se estima próximo dos 20 mil euros.

Para além do apoio da Ação Social Escolar igual para todos os alunos dos escalões A e B, dos prémios de mérito para o melhor aluno de cada ciclo, o município também fornece transportes e refeições gratuitas a todos os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, o acesso gratuito à Escola Virtual a todos os alunos do Agrupamento de Escolas do Alandroal e a disponibilização de equipamentos informáticos a todos os alunos do 1º Ciclo e a todos os alunos do 2º e 3º Ciclos que não disponham de meios próprios.

"Neste tempo em que a pandemia que nos assola veio piorar as condições de vida de grande parte dos agregados familiares, esta é mais uma forma que o município encontra de apoiar as famílias", defende João Grilo, o presidente daquela Câmara  alentejana. A educação é um "fator de sucesso futuro do concelho", conclui o autarca.