24 Outubro 2021      10:29

Está aqui

Elvas tem o aqueduto com a maior extensão a nível mundial

Um levantamento realizado por Pedro Inácio, autor da obra “Património Cultural da Água – Roteiro de Aquedutos” revelou que em Portugal há, pelo menos, 42 aquedutos.

O livro foi editado pela Câmara de Mafra, com a parceria da Comissão Nacional da UNESCO e do Museu da Água, e foi apresentado, esta semana, no Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos.

A obra desvenda algumas curiosidades sobre os aquedutos nacionais e há alentejanos que são evidenciados como o como o facto do Aqueduto de Serpa ter a maior nora para abastecimento de água da Península Ibérica, com 20 metros de altura ou o da Amoreira, em Elvas, e que tem “quatro níveis de arcos, com maior extensão a nível mundial”, num total de 1.113 metros, referiu o autor à Lusa.

É ainda referido o Aqueduto das Águas de Prata, em Évora, por ser um dos quatro nacionais que está classificado como Património Mundial da UNESCO, como o de Elvas, Tomar e Mafra.

Outras curiosidades serão, por exemplo, que Lisboa é o distrito com mais aquedutos, 12; que o aqueduto dos Arcos, em Setúbal, será o mais antigo em Portugal e presume-se que esteja em funcionamento desde 1.500 e o aqueduto de Vila do Conde é o que tem o maior número de arcos do mundo: 999.

A obra “Património Cultural da Água – Roteiro de Aquedutos" estáà venda em várias livrarias e contém muito mais curiosidades e factos sobre estes "monstros" essenciais da arquitectura.