20 Maio 2022      11:31

Está aqui

Elvas: recriação histórica simula Ataque ao Forte da Graça

O Forte da Graça, em Elvas, vai ser palco de recriação histórica nos próximos dias 4 e 5 de junho, num evento organizado pela Câmara Municipal de Elvas com o apoio do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, da Associação Napoleónica Portuguesa e da Associação Portuguesa para a Preservação e Estudo de Armas Históricas.

Em comunicado, a autarquia refere que o objetivo da iniciativa é fazer “uma simulação histórica de Ataque ao Forte e evocar o cerco ocorrido no ano de 1811 pelo exército Francês, comandado pelo General Jean de Dieu Soult, proporcionando aos habitantes e visitantes vivenciar os costumes e vivências da época”.

Segundo o município, durante estes dias, o Forte da Graça vai ainda ter bancas de artesanato, produtos da terra, tabernas e um desfile pelas ruas do Centro Histórico, “em autênticas recriações históricas, que oferecem um leque variado de vivências e experiências num ambiente único e inesquecível”.

Além disso, o evento conta com demonstrações de tiro de infantaria e artilharia nas muralhas do forte, um fosso com demonstrações de cavalaria, um baile oitocentista no cruzeiro e a recriação histórica noturna de combate entre o terrapleno e revelim.