31 Dezembro 2022      11:45

Está aqui

Elvas quer travar aumento do preço da água

Comendador José António Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas
Comendador José António Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas

Segundo o município, a aquaelvas, baseando-se num parecer da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), propõe um agravamento de 7,26% no tarifário da água em 2023.

Na factura que os consumidores recebem há ainda a componente dedicada aos resíduos sólidos e, também neste ponto, foi dado um parecer pela ERSAR que sobe a proposta de tarifário de um valor de 52 euros em 2022 para 78,16 euros em 2023.

Face a esta conjuntura, a Câmara Municipal revelou que vai criar “uma comissão” para analisar a proposta do tarifário da água, uma vez que “os eleitos não concordam com o parecer da ERSAR sobre a actualização dos novos preços”. O executivo decidiu ainda tomar uma posição junto do Conselho Consultivo da VALNOR relativamente ao “acréscimo significativo” do tarifário de resíduos sólidos para 2023.

A VALNOR é uma empresa de referência no setor Ambiental e Tratamento e Valorização de Resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL/URBASER, é responsável por assegurar o Tratamento e Valorização de Resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável nos Municípios de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão.