19 Maio 2016      15:22

Está aqui

ELIXIR DA JUVENTUDE

Imaginemos que o Joaquim, nome fictício de um aluno, é pouco interessado pela escola, pelo que resolve ficar na cama com alguma frequência! O seu irmão Luís, pelo contrário, tem uma postura diferente e não falta um único dia!

Como professor, deixo aqui dois fortes argumentos para todos os alunos seguirem o exemplo da postura do Luís:

Argumento 1: O Luís aprende conteúdos novos todos os dias; Diz o velho ditado que : “ O saber não ocupa lugar”.

Argumento 2: O Luís fica mais novo do que o irmão!!!

Façamos uma análise de ambas as situações: a primeira é óbvia para todos nós e não requer qualquer argumentação. A segunda questão é que não vos deve “soar” bem e por certo está a deixar-vos perplexos!

A resposta ao segundo argumento assenta na Teoria da relatividade Restrita (TRR), de Albert Einstein, criada em 1905.

Suponhamos que o Luís desloca-se para a escola, a 500 metros da sua casa, a uma velocidade de 7,2Km/h (o equivalente a fazer dois metros por segundo).Se efectuarmos umas “continhas”, de acordo com a TRR, concluímos que a diferença de idades entre o Joaquim que ficou em casa e o Luís é de 0,000000000000005 segundos, isto é, o Luís está mais novo do que o irmão 0,000000000000005 segundos! (durante o percurso de ida e volta).

O que a TRR nos diz é que o tempo é relativo ao observador! (Quando medido por dois observadores em referênciais próprios!!). A diferença de idades é insignificante, pois a velocidade em jogo é pequena, mas não deixa de ser um facto! Contudo, se estivermos a falar de velocidades próximas da velocidade da luz (300 000 Km/s), o tempo sofre uma dilatação!!

A TRR não permite que haja objectos a viajaram à velocidade da luz! Deste modo, espero que este artigo não defraude todos os que gostam dos filmes de ficção científica. 

Imagem de capa daqui.