23 Setembro 2019      12:05

Está aqui

Efeito Greta: 156 países em defesa do ambiente e Évora também

Esta semana, numa iniciativa que começou com os discursos e movimentos da jovem de 16 anos Greta Thunberg, começou uma onda de contestação e manifestações pelo ambiente, marcadas sobretudo pela elevada participação de jovens, tal como as ocorridas na passada a sexta-feira, um pouco por todo o mundo, em que centenas de milhares de jovens reclamaram aos líderes mundiais medidas urgentes contra a crise climática.

Aí começou toda uma semana dedicada ao clima – “Mobilização Climática Global” – e vai decorrer até 27 de setembro, concluindo com a Cimeira da Ação Climática, convocada pela Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, data para a qual está marcada uma “Greve Climática Global”. Esta segunda, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa vai intervir nesta cimeira, em Nova Iorque, convocada por outro português: António Guterres.

Para esta semana, estão agendados mais de cinco mil eventos, em 156 países, em todos os continentes, até na Antártida.

Portugal não será exceção e nas 25 cidades onde já existem eventos confirmados, Évora é, para já, a única alentejana e junta-se a Viana do Castelo, Aveiro, Braga, Castro Verde, Chaves, Coimbra, Faro, Guarda, Guimarães, Lagos, Leiria e Ponta Delgada.

 

Imagem de REUTERS/Shannon Stapleton em terra.com.br

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.