21 Abril 2016      16:55

Está aqui

EDULOG - UM INSTRUMENTO PODEROSO QUE É PRECISO APROVEITAR

O EDULOG é um instrumento poderoso que Portugal tem de poder e saber aproveitar!

No passado dia 13 de Abril decorreu no Convento do Beato em Lisboa o lançamento do EDULOG, o think Tank da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, uma iniciativa focada na reflexão, recomendação, medição e análise do sistema educativo nacional.

Tive o privilégio de ter sido convidado e participar nesta iniciativa, enquanto membro da sociedade civil que se interessa pelos temas de desenvolvimento regional. Do Alentejo estava ainda uma delegação da Universidade de Évora, bem como Isabel Leite, docente do Departamento de Psicologia daquela Universidade e ex-Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, e uma das nove personalidades que compõem o Conselho Consultivo deste Think Tank, a par do próprio Belmiro de Azevedo, David Justino, António Barreto, Isabel Alçada entre outros nomes de peso do sector da educação portuguesa.

A Fundação Belmiro de Azevedo convidou Jonh N. Friedman, o reputado Professor de Economia na Universidade de Brown, EUA, que foi assessor especial de Barack Obama nos últimos anos, para abrir a sessão. Como era esperado, fez uma brilhante apresentação – ao melhor american style - chamando a atenção para a dificuldade da mobilidade social quando proveniente de famílias cujos pais têm baixa escolaridade (que nos melhores países, como na Dinamarca, apenas chega aos 11% !) e do papel que uma escola inclusiva pode ter neste domínio.

Apresentou ainda os resultados da sua investigação sobre os testes de “valor-acrescentado”, ou seja, a média de classificações obtidas pelos alunos atribuídos a cada professor, e do impacto que os melhores professores têm para a vida futura dos alunos. Em Portugal, em que muitos são contra qualquer avaliação dos professores, valeria a pena ver os dados para se compreender o impacto social e económico que um bom Professor tem no futuro dos nossos filhos mas também do nosso futuro comum!

Houve ainda tempo para abordar a falsa questão do grande número de alunos por sala de aula (em comparação com média OCDE), e de que esta esteja relacionada com o insucesso educativo (menos que 5%), em comparação com os impactantes dados económicos do retorno ao investimento na educação quando este é efetuado nos primeiros anos de vida (0-5 anos), que pode alcançar, por sala, um valor superior a 1 milhão de dólares!

Outro convidado foi Pedro Carneiro - filho do ex-Ministro da Educação Roberto Carneiro -, Professor na University College of London e investigador no Centre for Microdata Methods and Pratice. Pedro fez uma brilhante apresentação reforçando também a ideia do elevado impacto do investimento na primeira infância, com taxas de rentabilidade na ordem dos 7 a 10% e ainda uma redução de custos no sector público, nomeadamente no sistema de justiça, de saúde ou na segurança social.

Pedro Carneiro lembrou que é nos primeiros anos que se desenvolvem as softs skils de carácter (atitude positiva, criatividade, resiliência, flexibilidade, curiosidade, participação, autonomia,…) e que essas vão ser fundamentais para o sucesso educativo e profissional, tendo para isso um papel fundamental a qualidade do ambiente familiar e dos professores.

A Fundação Belmiro de Azevedo, depois deste extraordinário evento de kick off onde apresentou os resultados da investigação que promoveu com o ISCTE sobre a Valorização da Educação, irá lançar muito em breve um novo call para dois novos projetos de investigação, um sobre o Impacto do Professor e outro sobre a Gestão Escolar.

Este Think Tank da Fundação Belmiro de Azevedo, autónomo e independente do poder político ou sindical, sem a pressão do tempo, com possibilidade de ouvir e envolver os melhores investigadores mundiais na área da educação, com a envolvência de um notável conselho de sábios, na área da educação, da sociedade portuguesa, será sem dúvida um instrumento poderoso que Portugal tem de poder e saber aproveitar!

 

 

 

 

1 Comment

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.
Sofia (não verificado)    1 ano 6 meses
Comentário: 
Olá Henrique, Excelente artigo. No site deles (www.edulog.pt) também disponibilizam vários artigos e estudos. Projeto muito interessante. Cumprimentos