16 Março 2019      12:28

Está aqui

EDIA atribui prémios pela salvaguarda do meio ambiente

Já foram premiadas as boas práticas no uso eficiente da água, do solo e conservação da biodiversidade em Alqueva nesta primeira edição dos prémios “Mais Alqueva, Mais Valor”.

Estes prémios - uma iniciativa financiada pelo Fundo Ambiental e desenvolvido em parceria pela EDIA, pela CONSULAI e pela Universidade de Évora - nasce para distinguir projetos, na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva que implementem um conjunto de boas práticas relacionadas com o uso eficiente da água, do solo e a conservação da biodiversidade.

O júri – que integrava nomes como António Serrano, Ex-Ministro da Agricultura e CEO da Jerónimo Martins Agroalimentar, Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal; Francisco Avillez, Professor Emérito do Instituto Superior de Agronomia e coordenador científico da Agrogés; João Meneses, Diretor-Geral do BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável; José Godinho Calado, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo; José Pedro Salema, Presidente da EDIA; Nuno Lacasta, Diretor-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente e Pedro Queiroz, Diretor-Geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares – decidiu a quem atrubuir os prémios divididos em quatro categorias:

A categoria “Mais Utilização” distingue entidades empresariais e não empresariais (escolas, câmaras municipais, associações, cooperativas, ONG, etc.) que promovam práticas sustentáveis relacionadas com critérios sociais e ambientais, destacando o uso sustentável da água.

A categoria “Mais Transformação” distingue as empresas agroindustriais que implementam práticas que conduzam a um crescente uso eficiente de água no seu processo e/ou que implementem práticas sustentáveis em termos sociais, ambientais ou económicos.

A “Mais Inovação” premeia projetos de inovação/investigação que promovam a sustentabilidade e a eficiência do uso de água pelos utilizadores de água da EDIA.

Já a categoria “Mais Produção” destaca produtores agrícolas beneficiários do regadio da EDIA, que promovam o uso eficiente da água bem como a adoção de práticas sustentáveis (económicas, sociais e ambientais).

Os premiados foram:

“Mais Utilização”: Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo

“Mais Transformação”: Olival da Risca

“Mais Inovação”: FITOFARMGEST.

“Mais Produção”: Esporão S.A.

Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à Agirdin – Agroturismo de Investimento dado o seu projeto der caracter inovador e aposta em equipamentos e práticas que respondem integralmente aos objetivos desta iniciativa.

Existe ainda mais uma categoria, a “Mais Valor” e cujos candidatos são selecionados pela EDIA e votados pelo público, tendo sido o CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e AgroAlimentar do Alentejo o grande vencedor pela criação de uma unidade de investigação e desenvolvimento privada, sem fins lucrativos que desenvolve a sua atividade em estreita ligação com o tecido económico local.

 

Imagem de esporao.com

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão