2 Novembro 2024      09:40

Está aqui

EDIA apresenta sistema de certificação para produção intensiva sustentável

José Pedro Salema, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA)
José Pedro Salema, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA)

No próximo dia 7 de novembro, o projeto SustainGrowth será oficialmente apresentado no auditório da EDIA, em Beja, às 10h00. Esta iniciativa pioneira, liderada pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), visa implementar um sistema de certificação adaptado à produção intensiva sustentável em Portugal, em consonância com a Resolução do Conselho de Ministros (RCM) 97/2021. A iniciativa conta com a colaboração de 15 parceiros, incluindo a EDIA e diversas associações de produtores, entidades públicas e empresas do setor agroalimentar.

O projeto SustainGrowth assenta em três pilares fundamentais: as dimensões ambiental, económica e social da produção intensiva. Entre os seus principais objetivos está o aumento da quota de mercado nacional de produtos agroalimentares portugueses, a valorização das exportações e o estímulo ao Investimento Direto Estrangeiro (IDE) na cadeia de valor agroalimentar. Com a criação de um referencial de certificação específico, o SustainGrowth espera impulsionar práticas agrícolas sustentáveis, adaptadas às condições edafoclimáticas nacionais, e aumentar a competitividade dos produtos portugueses nos mercados internos e externos.

O SustainGrowth inclui várias atividades estratégicas, como o desenvolvimento de uma plataforma digital própria e a análise de performance de diferentes culturas. A estratégia de disseminação e comunicação, abrangente e integrada, será fundamental para garantir a adesão dos produtores e sensibilizar a sociedade para a importância da sustentabilidade na produção agrícola.

 

Fotografia de premiosnotaveis.dn.pt