12 Janeiro 2016      12:08

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ECONOMIA COM SURPRESA

100 NOTAS DE ECONOMIA

Surpresa. Ato ou efeito de surpreender ou de ser surpreendido. Ação calculada pela qual se pretende agradar ou ser útil a alguma pessoa sem esta o prever ou algo que acontece ou surge de repente, não estando previsto.

É assim que começo a primeira nota de economia deste ano, com surpresa.

Pensem no Kinder Surpresa. Agora pensem em economia. Estão a ver? Não? Então debrucemos-mos um pouco sobre a ideia que venceu o TAP Creative Launch- concurso de ideias de negócio que a transportadora aérea lançou em parceria com a Start Up Lisboa, - a Waynabox.

Imaginem agora um “fim de semana, 150 euros e um bilhete sem destino, até que dois dias antes, descobre para que cidade europeia vai viajar”. Basicamente, estamos perante um site onde podemos comprar por um preço fixo e pré-determinado voo e duas noites de alojamento, mas sem controlarmos o destino. É surpresa!

Já estão a ver a ligação do Kinder Surpresa com a Economia?

Já imaginaram o que seria acordar de manhã e vestir a roupa que alguém escolheu por nós? Em que nós indicámos o nosso tamanho, as cores preferidas e o resto é surpresa?

Irmos ao restaurante, pagar à entrada, sentar-se e aguardar ansiosamente por um menu que será surpresa? Um menu que se poderá chamar de degustação, menu do chef ou menu da casa, sendo certo que ficaremos sempre satisfeitos.

Irmos ao cinema, pedir um bilhete e só nos momentos antes de entrar para a sala se desvenda o mistério do filme que vamos assistir?

Juntarmo-nos com os amigos para uma corrida ao final do dia, sabendo somente quantos km iremos correr, mas em que todo o percurso será uma surpresa?

E será racional o consumidor comprar assim? Ansiando por ser surpreendido independentemente de ser um bom negócio ou não? Pagando por isso?

Ainda por cima porque andámos durante tanto tempo a tentar evitar e controlar surpresas, incertezas, riscos desnecessários. Pagámos para ter taxas fixas no crédito à habitação. Optámos pela conta certa na fatura da eletricidade e faziam-se contratos swap. E agora queremos surpresas?

Estando perante uma surpresa, vamos ficar sempre satisfeitos? Vamos dizer sempre “oh…que boa surpresa”?

Tal como o meu filho adora o Kinder Surpresa, não pelo chocolate em si, mas por saber que lá dentro tem um brinquedo surpresa, também nós gostamos de ser surpreendidos.

Todos gostamos de receber presentes.

Aqueles breves instantes que demoramos a rasgar o papel de embrulho e tentamos adivinhar o que é. Aquele sorriso de espanto ao ver o rótulo do vinho que provámos às cegas.

Todos gostamos de ser surpreendidos e este talvez seja o fator de sucesso da ideia vencedora.

Agora estamos dispostos a pagar para vivenciar experiências diferentes, para saciar a nossa sede por algo novo.

Talvez porque estejamos já fartos de fazer sempre o mesmo. Cansados de tudo aquilo a que estamos já habituados.

Paguemos então para jogar na roleta e tanto nos pode sair preto ou vermelho. Para nós será sempre uma surpresa!