7 Fevereiro 2019      16:48

Está aqui

Duas mulheres fortes de Évora na liderança dos Hospitais Públicos

Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho e Maria Filomena Ferreira Mendes foram hoje nomeadas em Conselho de Ministros para as presidências dos conselhos de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central e do do Hospital do Espírito Santo de Évora, respetivamente. 
 
Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho, Luís Manuel de Almeida Nunes, Vítor Jaime Pereira Alves, Paulo Jorge Espiga Alexandre e Maria José da Costa Dias, foram nomeados para os cargos de presidente e vogais executivos do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central.
 
Maria Filomena Ferreira Mendes, Isabel Maria Santos Silva, Francisco Augusto Batista Chalaça, Luís Filipe Navarro Canhão Cavaco e Maria Elisa Brissos foram nomeados para os cargos de presidente e vogais executivos do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora.
 
Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho assumiu a presidência da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo no início de 2016, funções que desempenhou até ter sido nomeada Secretaária de Estado da Saúde, no ano passado. Presidiu ainda ao conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, entre 2005 e 2011, onde já tinha sido vogal entre 1996 e 2002. Entre 1990 e 1996, foi administradora no Hospital do Espírito Santo, em Évora, responsável pela gestão dos recursos humanos, instituição à qual retornou de 2002 a 2005 na qualidade também de administradora. É também desde 2011 administradora da Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos de Saúde dos Açores.
 
Rosa Zorrinho é licenciada em sociologia pela Universidade de Évora e tem pós graduação em administração hospitalar.
 
Maria Filomena Mendes foi reconduzida pelo Governo para presidir ao conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), cargo que já ocupou entre 2009 e 2013 e que desempenhava até ao momento. Além da escolha da nova presidente do conselho de administração do HESE, o Governo nomeou para vogais executivos Isabel Pita, como diretora clínica, Francisco Chalaça e Luís Cavaco, mantendo-se da anterior administração o enfermeiro-diretor José Chora.

Vice-reitora da UÉ desde 2014, Maria Filomena Mendes é licenciada em Economia e doutorada em Sociologia, na especialidade de Demografia, pela Universidade de Évora.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.