19 Março 2019      15:37

Está aqui

Duas fêmeas lince do centro de Cáceres estão prenhes

O Programa de Conservação Ex-situ do lince ibérico anunciou que os testes de gestação realizados a duas fêmeas do programa de criação no centro de Zarza de Granadilla (Cáceres) deram positivo.

Segundo informaram os técnicos do programa através das redes sociais, o teste de gestação foi feito esta quinta às fêmeas Narina e Kolia, que revelou positivo em ambas.

Desta forma, espera-se que entre 20 e 24 de março aconteçam dois novos partos no centro extremenho, gerido pelo Organismo Autónomo Parques Nacionais.

Kolia é uma mãe veterana, que na temporada passada teve três filhotes, enquanto Narina é uma fêmea principiante, pelo que terá que ser acompanhada de perto durante a sua primeira gestação.

Por outro lado, Haima, que deu à luz em Granadilla no passado 2 de março, "continua a atender perfeitamente os seus quatro filhotes, que estão prestes a abrir os olhos", apontaram os técnicos.

O Programa de Conservação Ex-situ do lince ibérico para a temporada de criação de 2019 estabeleceu um total de 26 pares, mais três que no ano passado, distribuídas nos cinco centros de criação em cativeiro adscritos ao projeto e situados em Espanha e Portugal.

A fonte é da Agência EFE.

Imagem de capa de DR.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.