21 Março 2025      11:38

Está aqui

Doces conventuais e tradicionais vão estar em destaque em Portalegre

Prosseguindo com a tradição de aliar diferentes vertentes do património local num único evento, o município de Portalegre volta a promover a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional, entre os dias 28 e 30 de março, no Mosteiro de S. Bernardo.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Portalegre escreve que esta feira, que junta nesta edição cerca de 40 expositores, “é um dos eventos de referência na programação anual do concelho, tendo ao longo dos anos granjeado o reconhecimento nacional e internacional”.

Nesta XXIII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, durante a qual vai ser apresentada, mais uma vez, “uma seleção cuidada de representantes da Doçaria Conventual nacional, da Doçaria Tradicional regional e dos Licores”, o destaque vai também para a animação protagonizada pelos grupos e associações locais, para a exposição Doces Traços, pelo artista Luís Félix, para os concursos de Doçaria e ainda para os workshops dinamizados pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, pela doceira Rosária Maria e pelo chef Duarte Gueifão. 

O programa apresenta ainda uma novidade para os mais novos, a atividade “Sabores com histórias”, destinada ao público infantil e às famílias, com o espetáculo “O Bolo”, apresentado pela Companhia “Era uma vez marionetas”, que vai proporcionar “uma experiência lúdica e educativa” a todos os participantes.

Esta feira pretende, mais uma vez, “adoçar os sentidos dos visitantes, promovendo o património gastronómico e cultural da região no ambiente único do mosteiro feminino cisterciense, de onde são originários doces como os Rebuçados de Ovo, os Fartes ou o Torrão Real”.

De forma a dar seguimento à afirmação da Boleima de Portalegre como “doce tradicional que se pretende preservar e valorizar”, está também prevista a realização do III Concurso da Boleima, aberto à comunidade.

O programa completo desta iniciativa pode ser visto aqui

 

Fotografia de cm-portalegre.pt