13 Fevereiro 2017      14:54

Está aqui

A DIVERSA E MARAVILHOSA ESCOLA QUE É O ALENTEJO

Lurdes Pratas Nico e Bravo Nico

Didáticas do Alentejo, o livro que vai ser lançado no próximo dia 22 de fevereiro, em Évora, organizado pelos Professores Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico "constitui uma viagem pelo universo educacional do Alentejo, onde coexistem o rigor e criatividade das instituições de ensino superior, os ambientes formais das escolas, os contextos organizados e participados das instituições da sociedade civil, os ambientes mais íntimos das famílias e as circunstâncias informais das ruas e dos largos".

As palavras que constam neste livro, segundo os autores, nasceram nessa, "diversa e maravilhosa, Escola que é o Alentejo. Uma Escola com distintas salas de aula, nas quais, diferentes professores ensinam o universo de saberes que caracterizam a cultura alentejana. Uma Escola frequentada por todos os alentejanos: os que aqui estão, os que cá estiveram e aqueles que cá irão estar".

O livro Didáticas do Alentejo resultou da última edição do Congresso "Aprender no Alentejo", realizado em 2014, na Universidade de Évora e integra uma conferência (da autoria do Prof. Manuel Ferreira Patrício) e 26 textos/comunicações. Estes 26 textos estão organizados em 6 categorias que os organizadores do Livro  designaram de: Didática Alentejana/Didática da Educação de Infância/Didática do Ensino Superior/Didática da Educação Formal/Didática da Educação Não Formal e Didáticas de Transição entre a Educação Formal e a Não Formal.

Para os autores/organizadores "em todos os espaços e tempos vitais, os alentejanos aprendem e ali se edificam, como pessoas, profissionais e cidadãos, atores das suas vidas individuais e do nosso destino coletivo.

A Educação pode deve e acontece em diferentes contextos (escolas, associações, coletividades, famílias, universidades,...) e, a partir daí, constroem-se diferentes didáticas que consubstanciam diferentes modos de aprender e de ensinar".

Didáticas do Alentejo será apresentado pelo Professor Luís Sebastião, do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, no dia 22 de Fevereiro, pelas 18 horas, na Sala de Docentes da Universidade de Évora.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.