4 Outubro 2019      11:30

Está aqui

Distrito de Évora vai poupar 70% da energia com nova iluminação pública

As ruas dos concelhos do distrito de Évora serão em breve iluminadas por luzes LED. Este investimento – fruto de um acordo entre a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e a EDP Distribuição - é superior a 21 milhões de euros e permitirá poupar mais de 70% de energia aos municípios.

Serão perto de 55 mil luminárias da rede pública de iluminação que serão substituídas por novas luzes com tecnologia LED, num plano que faz parte projeto Eficiência Energética na Iluminação Pública, indicou a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), que congrega os 14 concelhos do distrito de Évora.

A substituição das luminárias será feita nos 14 concelhos que compõe o distrito e começará já no próximo novembro, sendo as luzes substituídas gradualmente até estarem todas substituídas, prevê-se que ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Metade das novas luminárias terão tecnologia que permitirá a gestão da iluminação consoante os parâmetros desejados e, além da poupança energética,  prevê-se ainda a redução de seis mil toneladas/ano de emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera e a diminuição da poluição luminosa.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.