26 Setembro 2020      12:58

Está aqui

Dia Mundial do Turismo e Jornadas Europeias do Património celebrados no Alentejo

O Dia Mundial do Turismo e as Jornadas Europeias do Património celebram-se amanhã, 27 de setembro, e há atividades variadas no Alentejo para o lembrar.

Em Évora, o dia será celebrado com duas visitas guiadas à Anta do Paço das Vinhas, na freguesia de Canaviais.

A Anta do Paço das Vinhas é um monumento funerário megalítico onde se destaca a sua imponência e o facto de ser um dos mais bem conservados na região de Évora. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e foi objeto de estudo, ainda no século XIX, pelo arqueólogo Francês Émile Cartailhac.

O ponto de encontro será junto ao Convento dos Remédios, às 11h e às 16h, e implica a deslocação em viatura própria. Para participar deve inscrever-se, via mail, para postodeturismo@cm-evora.pt

Durante toda a iniciativa deverão ser cumpridas todas as regras da DGS: uso de máscara, distanciamento físico e número máximo de 10 pessoas.

Mais a sul, na Vidigueira, o programa de celebração inclui várias iniciativas. Desde dia 15, e até 11 de outubro, no Museu Municipal de Vidigueira está patente a exposição “ESQUECIDOS”, de Fernando Estevens e João Taborda, comissariada pela Professora Francisca Bicho, no Museu Municipal de Vidigueira e com entrada gratuita.

Esta tarde, sábado 26, pelas 17h30, na Taberna da Tia Jacinta, decorrerá o Workshop de Gastronomia “Sabores da Taberna Tia Jacinta”. As inscrições são limitadas a 10 participantes (o workshop só se realiza com o mínimo de 8 pessoas). Tem um valor de 12€ por pessoa e a duração de 2 horas. Para inscrever-se deve contactar pelo telefone 284 437 410 ou por email posto.turismo@cm-vidigueira.pt

Amanhã, 27 de setembro, das 10h às 12h30, no Mercado Municipal, as Artes tradicionais vão estar ao vivo, com a participação de Manuel Carvalho. Mais tarde, pelas 15h decorrer a apresentação “Histórias e Memórias”, uma oficina de exploração “Na escola dos meus avós era assim…” e destina-se a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, que devem estar acompanhadas de um adulto. As inscrições são limitadas.

On-line existe também um pacote enorme de propostas a nível nacional, sendo que, do Alentejo, fazem parte visitas à mina do Lousal, em Grândola, e à Porta do Relógio, em Redondo.

 

Imagem de wikimedia.org

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.