Polvo em cataplana, polvo à bolhão-pato, arroz de polvo, à lagareiro, salada de polvo, na frigideira com alho, frito, grelhado, salteado, de feijoada, polvo frito, de caldeirada, pataniscas de polvo, polvo panado ou ainda polvo à pescado. Há uma quantidade enorme de iguarias e petiscos feitos tendo o Polvo com base. E se já se despediu do Verão, sugerimos que pondere fazer uma nova despedida, num dos mais mágicos locais no Alentejo, onde a praia e a mesa andam de mãos dados: Zambujeira do Mar, em Odemira.
A 7ª edição do Festival do Polvo está agendada para os dias 20, 21 e 22 de setembro. Os melhores pratos e petiscos à base de polvo poderão ser provados nos vários restaurantes da localidade, sempre com o lema “Prove aqui o melhor polvo do mundo”.
São 14 os espaços da Zambujeira do Mar que participam nesta 7° edição do Festival do Polvo, estando sinalizados com indicação específica “Prove aqui o melhor polvo do mundo": Azul e Mar, A Barca – Tranquitanas, Casino da Ursa, Cantinho dos Sabores, Costa Alentejana, Marisqueira i, O Martinho, Nobre Vendinhas, Odesos, Piccolino, Ponto e Vírgula, Restaurante Rita, O Sacas e Sunset.
Do programa constam showcookings diários, onde será possível aprender e provar receitas inovadoras tendo o polvo como ingrediente principal. No dia 20, pelas 17.00 horas, o showcooking será dinamizado pela EPO – Centro Escolar e Empresarial do Sudoeste Alentejano. No sábado, dia 21, será dinamizado um showcooking às 11.30 horas, por António Calinhos, e às 17.00 horas pelo Chef Vitor Esteves. No dia 22, também às 17.00 horas, o showcooking será apresentado pela Chef Vanessa Pereira.
Além da componente gastronómica, o festival oferece também muita música com vários espetáculos no Largo Mira Mar e animação infantil. As entradas são livres.
O evento será organizado pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense, com o apoio do Município de Odemira e a colaboração do EPO – Centro Escolar e Empresarial do Sudoeste Alentejano e Junta de Freguesia de S. Teotónio.
O Festival do Polvo pretende promover a qualidade e as potencialidades gastronómicas do Polvo do Sudoeste e dinamizar a economia local.