15 Agosto 2018      20:47

Está aqui

Desligar ou não fora do trabalho? Na Corticeira Amorim desliga-se totalmente

Embora as mudanças no mundo laboral ocorram a um ritmo muito acelerado e as relações laborais tenham cada vez menos semelhanças com as do século passado, nem tudo são más notícias no que toca aos direitos laborais e ao direito ainda não generalizado de se poder desligar telefones, mails, etc, depois do horário de trabalho, ou no período de férias.

Porque e apesar das mudanças pode dizer-se que e por enquanto na grande maioria das empresas há um horário diário de trabalho e há um período em que não estamos a trabalhar. Contudo as novas tecnologias têm baralhado tudo e muitos de nós deitam-se e acordam a verificar a caixa de correio do mail e a responder a solicitações feitas fora das horas de trabalho, a tal ponto que o fazemos mesmo durante o período de férias o que pode não ser assim tão bom para a produtividade.

O assunto é tão sério que em França, desde 1 de janeiro de 2017, tomaram-se medidas pioneiras que obrigam as empresas com mais de 50 funcionários a negociar com estes a fixação de horários de ligação ao telemóvel e à Internet. Na Alemanha a Volkswagen por exemplo bloqueia os acessos ao correio electrónico profissional entre as 18h15 e as 7h00.

O digital Dinheiro Vivo foi procurar saber como se comportam os grandes no país em matérias de respeito entre a vida profissional e a vida privada. A Galp diz que respeita "implicitamente" e não tem qualquer protocolo na matéria. A Navigator, por trabalhar em mais de 180 países, com muitas diferenças, exige "uma maior elasticidade a nível da gestão de pessoas". Os CTT assumem que não há na empresa o chamado direito a desligar. EDP e Sonae não são claras se praticam o "direito a desligar" mas dizem-se preocupadas e empenhadas na conciliação entre vida profissional e vida privada.

Na Corticeira Amorim, assegura Alexandra Godinho, diretora de recursos humanos, “a generalidade dos colaboradores desliga totalmente, até porque, dada a base industrial, 95% da população faz férias ao mesmo tempo”.

E você? Desliga ou não, mesmo de férias?

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão