24 Fevereiro 2021      12:30

Está aqui

Deputados do PS defendem modernização da linha no Alentejo

O grupo parlamentar do PS recomendou ao Governo que sejam feitos investimentos na conclusão da modernização da linha do Alentejo, assim como na modernização da linha ferroviária do Norte, entre Santarém e o Entroncamento, adianta a Lusa.

No projeto de resolução (sem força de lei) relativo à modernização da linha do Alentejo, os deputados do PS eleitos pelo distrito de Beja (Pedro do Carmo e Telma Guerreiro) recomendam que a conclusão da sua eletrificação seja incluída no Plano Ferroviário Nacional e que seja ainda assegurado “um serviço de passageiros que promova a coesão e reduza o isolamento dos concelhos do Alentejo”.

Estes deputados sugerem ainda ao Governo que “estude a viabilidade e o trajeto da ligação ferroviária ao Aeroporto de Beja”.

O diploma, também subscrito pelos deputados de Évora Luís Capoulas Santos e Norberto Patinho, afirma que “o desinvestimento na rede ferroviária do Alentejo foi especialmente nítido durante os governos de Aníbal Cavaco Silva, com o encerramento de significativa parte da rede, e a perda das ligações a vilas e cidades importantes como Serpa, Moura, Reguengos de Monsaraz, Estremoz ou Montemor-o-Novo”.

Já no projeto relativo à modernização da linha do Norte, os deputados socialistas recomendam que esta inclua a requalificação de estações e apeadeiros no troço entre Santarém e o Entroncamento, assim como a “aceleração do processo de implementação das medidas de consolidação e contenção das barreiras de Santarém”.

Nesta iniciativa subscrevem os deputados socialistas eleitos pelo distrito de Santarém (Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Coelho) e pelo vice-presidente da bancada do PS Carlos Pereira. O documente refere que a “linha do Norte é hoje o principal tronco da rede ferroviária portuguesa e o troço entre Lisboa e o Entroncamento é o troço com mais circulações de passageiros fora das áreas metropolitanas”.

Além disso, “a manutenção deste troço é fundamental para garantir a circulação de passageiros e todo o transporte de mercadorias entre o porto de Sines e a Europa”, defendem estes deputados.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.