19 Junho 2021      08:49

Está aqui

Deputado alentejano quer Mundo Rural a “conjugar tradição com inovação e sustentabilidade”

Pedro do Carmo

O deputado alentejano Pedro do Carmo defendeu que a Agricultura e o Mundo Rural são parte do futuro e devem “conjugar tradição com inovação e sustentabilidade” nos trabalhos da Conferência Interparlamentar sobre desenvolvimento rural, agricultura e coesão territorial na União Europeia.

Esta conferência decorreu, esta semana, na Assembleia da República, e foi organizada pela Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, tendo contado com a participação de outros deputados nacionais, membros do Parlamento Europeu, a Ministra da Coesão Territorial, a Ministra da Agricultura e os Comissários Europeus da Coesão e Reformas e da Agricultura.

O deputado socialista eleito por Beja disse, na abertura do evento, que “a realidade concreta das pessoas e dos territórios rurais precisam de respostas justas, sustentáveis e adequadas à diversidade das realidades. (...)É possível transformar a vida das pessoas, as atividades económicas e os territórios, como fizemos com o projeto do Alqueva, no Alentejo, em Portugal.”.

Pedro do Carmo referiu ainda que “quando foi preciso manter as cadeias de abastecimento alimentar, os nossos produtores disseram presente” e que “a Agricultura e o Mundo Rural fazem parte das nossas identidades, disseram presente aos desafios da pandemia e têm todas as condições para fazer parte do nosso esforço de futuro. Um futuro em que temos de conjugar tradição com inovação e sustentabilidade, de valorizar a sustentabilidade e o desenvolvimento rural como fatores de promoção da demográfica nos territórios, de dinamizar a capacidade produtiva local, nacional e europeia como pilares da nossa resiliência perante os riscos.”.

A iniciativa decorreu presencial e digitalmente e fechou com chave de ouro com Cante Alentejano, uma prova gastronómica de presuntos DOP Alentejo , Barrancos e IGP Santana da Serra.