13 Julho 2018      08:30

Está aqui

Dançar o Mundo em Castelo de Vide

Com a Dança na sua essência, o Andanças volta este ano lança o convite: dançar o mundo em Castelo de Vide, no Alto Alentejo.

Na sua 23ª edição, o Andanças, que decorre entre 1 e 5 de agosto, oferece um programa preenchido de oficinas de dança, que permitem aos participantes viajar ao ritmo dos passos e compassos de diferentes danças do mundo.

Começando pelas danças tradicionais do nosso país - como as Valsas Mandadas da Serra de Grândola, às Chamarritas dos Açores, aos Viras Minhotos, às Danças com Adufes, entre outras danças tradicionais portuguesas -, segue-se além fronteiras para aprender as danças que nos chegam da Europa, percorrendo um itinerário que nos leva por Espanha,Bélgica, Itália, Irlanda, França, Roménia, Bulgária.

E este ano com uma novidade: uma viagem no tempo com as Oficinas de Danças da Antiguidade Clássica Grega. Prossegue-se até à América Latina, com o Forró, o Samba, a Salsa, o Tango, subindo ao Norte  para dançar Swing, Lindy-Hop e Balboa. A África chega através das oficinas de Kizomba, Semba e Funaná. De partida para outros destinos exóticos, o corpo poderá mover-se ao ritmo das cadências do Médio Oriente até à Índia com as Oficinas de Bollywood. Entretanto, noutras viagens, sempre percorridas com o corpo, exploram-se as Danças Circulares Sagradas ou aprende-se a melhorar os passos com o nosso par, na Oficina de Dinâmica de Pares, e a soltar movimentos com a Oficina de Dança Dinâmica.

Num festival onde o público é estimulado a deixar a postura de espetador e a participar, aprendendo, fazendo, explorando, incita-se o encontro entre o tradicional e o contemporâneo e convida-se à criação de um diálogo de enriquecimento e de desenvolvimento de um espaço de bem-estar comum.

E sãos muitas e diversas as opções de programação para esse encontro: mais de 50 oficinas de dança, 40 bailes, 20 concertos, 30 atividades para crianças e famílias,45 oficinas de relaxamento e desenvolvimento pessoal, assim como os diferentes passeios em meio urbano e na natureza, performance e teatro, cinema, animação de rua e oficinas de instrumentos que acontecerão durante 5 dias no junto à área do Forte de São Roque e nas ruas de Castelo de Vide em agosto.

Mais detalhes da programação Andanças 2018 aqui.

Imagem de capa de MALU TEODORO

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.