13 Abril 2019      18:30

Está aqui

«Da Terra ao Céu» o documentário que honra os mastros

«Da Terra ao Céu» é o nome do documentário que honra os mastros, essa marca tão típica das festas populares alentejanas e que, ao longo dos tempos, tantas histórias tinham para contar.

Com estreia marcada para 3 de Maio, em Odemira, o mastro surge de uma mescla de conceitos como o de fé, o sagrado, o ritual, a promessa, a tradição ou a celebração.

O documentário foi filmado em 2018, e surge por iniciativa da PédeXumbo - Associação para a Promoção da Música e da Dança, após o trabalho de investigação e registo das memórias associadas à prática dos Mastros Tradicionais no concelho de Odemira, que decorre desde 2017.

O documentário reúne relatos pessoais que no seu conjunto descodificam ações e práticas de outrora, que hoje encontram novas expressões e contextos, sendo que, na vontade de se “chegar mais alto”, o Mastro continua a unir as comunidades.

Dia 3 de maio, pelas 21h30, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, o documentário realizado por Pedro Grenha e Rui Cacilhas, com o apoio do Município de Odemira e a co-produção da associação local ADMIRA vai assim poder ser visto e a entrada é livre.

Nos dias posteriores, o documentário será também exibido em outras localidades do concelho do litoral alentejano: dia 4 em S. Luís; dia 5 em Santa Clara-a-Velha; dia 6 em Vale de Santiago; dia 7 em Vila Nova de Milfontes; dia 8 em S. Martinho das Amoreira e, integrado no Festival dos Mastros, a 12 em São Teotónio.

Quer em S. Luís, quer em Santa Clara, serão dinamizadas uma Oficina de Dança e de Produção de Flores de Papel, para decoração dos Mastros.

 

Imagem de cm-odemira.pt

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.