17 Julho 2021      09:20

Está aqui

Da ruína à glória - Casa de Florbela Espanca reergue-se

O dia 13 de Julho, esta semana, marcou o início de uma nova era para a Casa onde viveu Florbela Espanca, em Vila Viçosa.

Votada a anos de esquecimento e degradação, deu-se o arranque da primeira fase das obras de recuperação do imóvel onde viveu a poetisa nesta vila alentejana, num projeto que visa garantir não só a segurança da estrutura – e a dos imóveis contíguos –, como também criar as condições ideais para a reconstituição do seu interior.

De acordo com responsáveis da recuperação “Esta será também uma fase desafiante, dado que o objetivo será manter a casa o mais próxima possível à traça do que seria aquando da vivência de Florbela Espanca na casa.”

A artista-plástica e promotora do projeto, Kina Maua N’Pango referiu em comunicado enviado ao TA que “Neste momento, é aqui que se concentram todos os nossos esforços: garantir que o imóvel fique, no mais curto prazo de tempo possível, completamente recuperado” e que “A fase seguinte será a de estudar a melhor forma de proporcionar a todos a possibilidade de usufruírem do espaço e das memórias que gradualmente temos vindo a reunir em acervo”.

Ainda não está definido o formato definitivo de como o futuro da casa se vai desenhar. Para já, está criada a marca “CASA FLORBELA ESPANCA” e que vai alavancar este projeto, querendo criar nesta casa um espaço de partilha, de cultura e de comunhão em torno do património da obra e a biografia de Florbela Espanca.

Kina Maua N’Pango esclarece ainda que “O mais difícil já está a acontecer: a Casa onde Florbela viveu está a ser recuperada e abre-se finalmente a um futuro que construiremos em conjunto com todos – em Vila Viçosa, em Portugal e no Mundo. Os nossos objetivos são claros e no nosso site partilhamos, desde logo e com todos os interessados, a história e a missão do projeto, bem como o nosso desejo de aqui fazer nascer uma envolvência cultural agregadora e estimulante para a população local. Mas, neste momento, nada nos desvia a atenção da recuperação do imóvel, das paredes onde ainda perdura a alma e a mente de Florbela!”

Mais informações sobre este projeto e sobre a poetisa alentejana em www.casaflorbelaespanca.com