16 Março 2021      13:22

Está aqui

Cuba e Adega de Vidigueira unem-se para valorizar recursos vinícolas

A Câmara Municipal de Cuba e a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de valorizar e promover os recursos endógenos, assim como o património natural e cultural associado à viticultura.

De acordo com a Planície, João Português, presidente da autarquia, afirmou que este protocolo é “de uma importância muito grande. Desde há 3 anos atrás que o município de Cuba e a Adega Cooperativa tem um protocolo de cooperação que tem dado algum fruto, nomeadamente na promoção e divulgação do património e no vinho e daquilo que se produz no concelho”.

Ainda segundo o autarca, “acaba por ser uma afirmação ímpar em termos de património, visto que estamos a falar das vinhas centenárias de Vila Alva”, que representam “não só no Alentejo, mas no país, uma parte considerável das vinhas centenárias existentes. Dizer que 50% destas vinhas de todo o Alentejo, estão sediadas na freguesia de Vila Alva em Cuba e, portanto, a ideia é em primeiro lugar sensibilizar os vitivinicultores que as mesmas são importantíssimas porque tem um património de uma dimensão imensurável”.

Já José Miguel Almeida, presidente da ACVCA, explica que a celebração do protocolo permitiu à Adega Cooperativa proceder a uma candidatura dedicada ao Património Natural e Cultural do Programa Alentejo 2020, através da qual vai existir uma aposta na valorização Vinhas Centenárias de Vila Alva, de forma a consolidar a região como destino turístico, e reforçar a sua identidade de território de qualidade.

Ao ser aprovado, este projeto irá materializar-se, entre outras iniciativas, no desenvolvimento de uma série de conteúdos informativos sobre a História e Caracterização das Vinhas Centenárias de Vila Alva, na criação de um portal web com possibilidade de uma “viagem virtual” por estas vinhas, na produção de um vídeo promocional e na instalação de sinalética.