9 Abril 2022      08:50

Está aqui

As crueldades cometidas na guerra da Ucrânia são imperdoáveis!

À medida que as tropas russas vão deixando o Norte da Ucrânia, vem ao decima uma realidade de horror: corpos de civis pelas ruas, de mãos atadas, queimados ou enterrados em valas comuns, corpos de mulheres nuas abandonados na estrada e animais abatido, e muitas outras atrocidades difíceis de descrever.

É possível dizer que há uma guerra da Ucrânia antes das atrocidades em Bucha e outra após a realização das mesmas.

Numa primeira fase, dois meses após a invasão russa, é possível ver imagens que mostram a dimensão da destruição na Ucrânia.

Cidades, sobretudo na parte Leste do país foram devastadas pela guerra. A situação mais dramática e catastrófica é a quase destruição total de Mariupol. Mas, são várias as cidades arrasadas por esta guerra indecente. Outras das cidades mais afectadas é Kharkiv, que viu praças, universidades, hospitais e batentes infraestruturas fortemente destruídas. Kharkiv, que é a segunda cidade ucraniana, tem sido alvo de bombardeamentos, tendo perdido grande parte da sua população.

Desde o começo da guerra, a Rússia já avançou sobre parcelas significativas da Ucrânia próximas às suas fronteiras: no nordeste, leste e sudeste do da Ucrânia.

As imagens que todos vimos de Bucha marcam definitivamente esta cruel e indecente invasão. É impossível ficar minimamente indiferente perante tal cenário de horror. As atrocidades cometidas ultrapassam todos os limites de crueldade desta guerra.

Segundo algumas informações, o cenário em Mariupol é bem pior quando comparado com o de Bucha.

No meio deste cenário de terror, surgem cadáveres carbonizados, outros desmembrados, abandonados pelas calçadas e no meio das estradas. Outros corpos foram descobertos ao lado de crateras de granada, com as cabeças arrancadas. Tudo isto é incompreensível! Até que ponto os seres humanos são capazes de cometer estas atrocidades a outros seres humanos?

Para enterrar as vítimas, foram abertas fossas comuns atrás da igreja de Bucha. Imagens desta natureza vão-se repetindo diariamente. Enterram-se os cadáveres recolhidos em sacos plásticos. Imagens de terror!

Evidentemente que é essencial uma investigação independente. Evidentemente que estamos perante possíveis crimes de guerra. Têm de ser julgados.

Todo este cenário de horror, levanta evidentemente questões sérias e perturbadoras sobre possíveis crimes de guerra e graves violações do direito internacional humanitário.

Todo este agravamento e escalar da violência nesta guerra deixa-me pouco otimista para a sua resolução.

Esperemos que a pressão internacional faça algum efeito.