5 Dezembro 2021      11:26

Está aqui

Crato: Associação Waking Life quer plantar 4500 árvores

A Apresentação do Plano de Regeneração do Solo do Waking Life já esta quinta-feira, dia 2 de dezembro.

A Associação Waking Life é mais conhecida pela promoção do festival colaborativo de cultura e arte no Alentejo, mas agora está empenhada também na regeneração dos 40 hectares de solo do recinto do festival, no concelho do Crato.

O projeto - desenvolvido em parceria com o município do Crato - já foi apresentado e a associação conta com o apoio de toda a comunidade e de todos os interessados.

A primeira parte da implementação acontece no parque de campismo do festival, que é propriedade da empresa Altri, que apoia este projeto de permacultura. O sonho de criar uma “selva comestível” no terreno do festival que acolhe mais de 8000 participantes em agosto dará os primeiros passos com a plantação de 4500 árvores, nas quais se incluem mais de 50 espécies como carvalhos, medronheiros, macieiras, abacateiros, laranjeiras, oliveiras, avelaneiras, entre outras.

A reflorestação será orientada por técnicas de permacultura e agricultura sintrópica, que apresentam as ferramentas mais adequadas ao clima desafiante do Alentejo, pautado por um inverno frio e um verão muito seco, com alto risco de incêndios e que atravessa um processo de crescente desertificação e perda de biodiversidade.

Ao longo de todo o ano de 2022, o terreno do festival tornar-se-á num centro de programas de aprendizagem, investigação e experiências sobre questões de ecologia, cultura e arte para comunidades locais e internacionais.

Embora o principal foco do projeto seja a regeneração do ecossistema deste terreno, é a dimensão social que lhe confere o alcance necessário para integrar a comunidade e o garante de que não se trate de uma iniciativa isolada, mas de um modelo que sirva de inspiração para outras associações ou coletivos de natureza homóloga.