12 Agosto 2020      09:02

Está aqui

CP quer levar comboio Intercidades a Elvas

A Comboios de Portugal – CP pretende expandir o serviço Intercidades, levando o comboio de longo curso à cidade alentejana de Elvas e às cidades algarvias de Lagos e de Vila Real de Santo António, avançou a empresa ao Jornal de Notícias.

No entanto, a concretização destes objetivos depende da IP - Infraestruturas de Portugal. Para o Intercidades chegar a Elvas, é necessário concluir a construção do troço a partir de Évora e garantir que esta linha serve para o transporte de mercadorias e de passageiros. Segundo a CP, esta realidade foi ignorada pela IP até agora, o que pode penalizar a ligação a Lisboa em mais 10 a 15 minutos.

Já a chegada do Intercidade às duas cidades algarvias depende da eletrificação dos troços Tunes-Lagos e Faro-Vila Real de Santo António, que só deverão ficar concluídas em meados de 2023.

É de salientar que a CP assinou um contrato de serviço público ferroviário com o Estado até ao final de 2029, e que pode ser prolongado por mais cinco anos para abater os investimentos em novos comboios. Está previsto um investimento de cerca de 540 milhões de euros para a aquisição de novos comboios para o serviço Alfa Pendular, além da mudança de material nas linhas de Cascais e do Vouga.