5 Setembro 2019      13:58

Está aqui

Cozido de grão em lume de chão no Almoço dos Ganhões em Aguiar

Saborear os célebres cozidos de grão alentejanos, feitos em panela de barro e em lume de chão, é a proposta que junta várias gerações à volta da mesa e é uma celebração à vida e à partilha, mas também uma homenagem aos tempos do Ganhão, ou ganha-pão, homens que trabalhavam de sol a sol na lavoura do Alentejo e que eram divididos em duas categorias: os de pensão, que trabalhavam todo o ano numa determinada herdade, e os “rasos” que trabalhavam sazonalmente nas sementeiras, apanha da azeitona e nas colheitas.

Falamos da 8ª edição do Almoço dos Ganhões realiza-se dia 7 de setembro, sábado, no jardim público, em Aguiar, a partir das 12h00. Promovido pelo Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar, o tradicional almoço que já se tornou um cartaz de visita da freguesia, junta à mesa várias gerações, onde a panela de barro e o cozido de grão feitos em lume de chão, que durante anos acompanharam os ganhões no campo, voltam a ser os reis da festa.

Em 2018, cerca de 500 pessoas participaram na iniciativa que, de ano para ano, tem despertado grande interesse e que pretende prestar homenagem aos ganhões, homens que trabalhavam no campo.

Para abrir o apetite para a 8ª edição do certame está agendada uma caminhada organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails, a partir das 9h30, e a atuação do Grupo Coral de Aguiar, às 12h45, seguida de animação musical durante a tarde com Abel Fava.

A iniciativa conta com o apoio do Município de Viana do Alentejo e das três Juntas de Freguesia do concelho. O custo da participação varia entre os 4 e os 10 euros por pessoa, consoante esta tenha ou não a célebre panela de barro.

Imagem de capa de Amadeu Ferrari.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.