A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo pretende posicionar Coruche e Chamusca como referências nos centros de cycling, promovendo-os como um produto turístico atrativo e diferenciador e dessa forma atrair mais visitantes para a região.
De acordo com a agência Lusa, os responsáveis municipais referiram que vai ser desenvolvida uma campanha de comunicação digital para promover este tipo de turismo a nível nacional.
Para o efeito, a entidade e os municípios, em parceria com a empresa Cabreira Solutions, irão realizar, nos dias 15 e 16 de novembro, várias atividades para dar a conhecer os centros de cycling do Ribatejo ao público nacional e internacional.
No dia 15, em Coruche, entre as 09:30 e as 12:30, na localidade de Erra, o município organizará uma série de atividades para crianças e, ao final do dia, uma degustação de produtos locais.
No dia 16, na Chamusca, estão previstos passeios com agentes de animação turística da região, membros da comunidade local e influencers, entre os quais o YouTuber "O Ciclista Improvável" e os atletas Raquel Queirós e Renato Ferreira, entre outras personalidades.
O objetivo destes dois dias de atividades é recolher imagens e criar conteúdo fotográfico e digital para divulgar nas redes sociais, nos canais oficiais dos municípios e nas páginas dos influencers.
Os centros de cycling já têm alguma tradição em Coruche e na Chamusca, mas atualmente os percursos são conhecidos apenas por um grupo reduzido de praticantes da modalidade. O objetivo é ampliar o público e promover o turismo de bicicleta nestes territórios.
Recorde-se que, atualmente, Coruche oferece seis percursos de gravel, com quatro níveis de dificuldade, totalizando 306 km de extensão. Já a Chamusca conta com sete percursos de BTT, também com quatro níveis de dificuldade, num trilho que ultrapassa os 200 km.
José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, afirmou que este projeto "constitui uma oferta de lazer e turística muito significativa" e que o objetivo é posicionar "de forma competitiva" estes dois territórios neste segmento turístico.
Estes centros possuem rotas sinalizadas para todos os níveis de habilidade, e os trilhos estão digitalizados, podendo ser descarregados nos telemóveis.