17 Maio 2016      17:05

Está aqui

CORTICEIRA AMORIM ACABA COM O SABOR DA ROLHA NO VINHO

Com um investimento de 10 milhões de euros, a Corticeira Amorim desenvolveu uma tecnologia que, em 20 segundos, deteta a presença de um composto químico associado a desvios sensoriais nos vinhos, TCA. Segundo a empresa, a NDTech é uma tecnologia que possibilita uma revolução em termos de controlo de qualidade, introduzindo, pela primeira vez, uma triagem individual nas linhas de produção das rolhas de cortiça.

Neste processo de tiragem, é utilizada uma análise de cromatografia gasosa, que aqui foi reduzida de 14 minutos para 20 segundos, viabilizando a sua integração numa escala industrial. Passando assim a disponibilizar no mercado rolhas de cortiça natural com garantia de TCA não detetável. Segundo a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), o TCA é um composto químico vulgarmente presente na natureza e pode ser encontrado na madeira, no vinho, na água, no solo, em frutas, legumes e, também, na cortiça.

Esta tecnologia, NDTech, está a ser validada pela Geisenheim University, na Alemanha, e o Australian Wine Research Institute, líderes mundiais em investigação associada à indústria do vinho.

Imagem © João M. Pereirinha.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.