2 Dezembro 2017      12:14

Está aqui

CONVENTO “REVIVE” EM ÉVORA

A Quinta do Paço de Valverde, em Évora, é o quarto concurso do Revive aberto até à data e será lançado na próxima semana.

A quinta do séc. XVI, foi paço episcopal e está situada perto da ribeira de Valverde. No seu terreno esteve sediado um convento e conservam-se muitos vestígios arquitetónicos quinhentistas.

Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, O Estado criou aí um Posto Agrário e mais tarde foi a Escola Prática de Agricultura; depois foi Escola de Regentes Agrícolas, mantendo-se, desde então, agregada à Universidade de Évora.

O Convento de São Paulo, em Elvas, está já a ser transformado numa unidade hoteleira do Grupo Vila Galé, e com abertura prevista já para 2018.

Na primeira fase do Revive, foram identificados 33 monumentos para concessão turística e que, nos primeiros meses de 2018, verão os seus concursos lançados. Nestes 33 imóveis estarão, por exemplo, a Coudelaria de Alter do Chão, o Castelo de Portalegre ou o convento de S. Francisco, também em Portalegre, sendo que o distrito de Portalegre é o distrito mais representado.

Mas o Governo prepara novo pacote de 40 monumentos para concessão turística em 2018, e o contingente de imóveis alentejanos que integram este programa pode vir a ser reforçado com a Fortaleza de Juromenha, no Alandroal.

O programa Revive foi lançado pelos ministérios das Finanças, Cultura e Economia e prevê a concessão a privados de imóveis históricos degradados para que sejam recuperados.

Imagem de diarioimobiliario.pt