7 Setembro 2016      11:39

Está aqui

CONGRESSO INTERNACIONAL CELEBRA 500 ANOS DO CANCIONEIRO GERAL

O famosíssimo Cancioneiro Geral, reunido por Garcia de Resende - quase mil poemas de 286 autores - celebra 500 anos em 2016 e a Universidade de Évora não vai deixar passar em claro este facto e vai realizar – de 6 a 8 de outubro – o Congresso Internacional “POESIA DE CANCIONEIRO E CULTURA DE CORTE: NOS 500 ANOS DO CANCIONEIRO GERAL”.

A obra que o eborense Garcia de Resende reuniu – essencialmente com poemas dos séculos XV e XVI, escritos em português, mas também com alguns em castelhano - foi editada pela primeira vez em 1516, e terá sido a primeira coletânea de poesia impressa em Portugal.

Garcia Resende – nascido em 1470, em Évora - foi poeta, cronista e cortesão na corte de D. Manuel I, além de músico e arquiteto.

A iniciativa decorrerá no Colégio do Espírito Santo, da Universidade de Évora, e é promovida numa parceria de quatro Centros de Investigação: o CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades), da Universidade de Évora, que encabeça a organização; o CEC (Centro de Estudos Comparatistas), da Universidade de Lisboa; o CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”), da Universidade do Porto; o CLP (Centro de Literatura Portuguesa), da Universidade de Coimbra.

 

Imagem daqui