25 Maio 2016      18:02

Está aqui

CONGRESSO ALENTEJANO DE PSIQUIATRIA EM CASTELO DE VIDE

A saúde mental no contexto alentejano é o foco do 5º Congresso da Associação Psiquiátrica do Alentejo – APA, que se realiza entre os dias 26 e 28 de Maio em Castelo de Vide. Este congresso, que conta com o patrocínio do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, aprofunda especificidades das várias patologias na saúde mental em Portugal e a evolução do tratamento.

A sessão inaugural do Congresso da APA contará com a participação de José Marques Robalo, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo - ARS do Alentejo, José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos, António José Albuquerque, Presidente da APA. Contando com a intervenção de figuras locais como António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Reguladora do Turismo do Alentejo e Ribatejo e ainda Dorinda Calha, Presidente do C.A. da ULSNA EPE, Hospital Dr. José Maria Grande.

Numa altura em que cada vez mais se tem alertado para a elevada prevalência de sintomas depressivos e taxa de mortalidade por suicídio na região, haverá uma sessão sobre “Depressão e suicídio outra vez no Alentejo”. Ao longo dos três dias de congresso vão ser analisadas diferentes temáticas relacionadas com a saúde mental, como as perturbações afetivas, as dependências e saúde pública, os défices cognitivos dos doentes bipolares ou ainda a gestão da doença mental, nomeadamente como diferenciar ansiedade e depressão na Medicina Geral, assim como o peso da literacia do doente na decisão e no tratamento. 

Imagem © Philippe POUVREAU

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.