24 Outubro 2018      10:28

Está aqui

"Confio que a Barragem do Pisão vai ser uma realidade"

O deputado do PS eleito por Portalegre, Luís Testa, confia que a construção da Barragem do Pisão vai ser uma realidade e acompanha a expetativa dos autarcas do Alto Alentejo e do próprio deputado do PSD, Cristóvão Crespo, que tiveram esta semana uma reunião com os ministros do Ambiente e da Agricultura para discutir o assunto.

O investimento de 100 milhões de euros é reivindicado há pelo menos 4 décadas pela generalidade dos setores regionais que pretendem que o projeto hidroagrícola abranja um perímetro de rega de cerca de 10 mil hectares dos concelhos de Alter do Chão, Fronteira, Crato e Avis e venha a reforçar a capacidade da Barragem de Póvoa e Meadas, que abastece de água 8 dos 15 municípios do Alto Alentejo e o subsistema do Caia, que abastece quatro municípios na região.

A concretizar-se o projecto vai obrigar, à semlhança do que aconteceu com a Barragem de Alqueva, no Baixo Alentejo, a transferência das 60 pessoas que vivem na zona onde a barragem vai nascer, que no caso inclui a população da aldeia de Pisão e que vai custar 10 milhões de euros para o seu realojamento, segundo um estudo da Associação de Produtores Agrícolas de Precisão e que foi apresentado ao Governo. O estudo também estima que a construção da barragem andará na ordem dos 35 milhões de euros e que a rede de rega venha a custar 50 milhões de euros.

Os últimos anos de seca têm aumentado a pertinência daquela obra e já em 2016 houve consenso total na Assembleia da República para incluir o projeto hidráulico de fins múltiplos do Crato (Barragem do Pisão) nas prioridades de investimento em regadio. Todos os partidos votaram favoravelmente o projeto de resolução, apresentado então pelo PCP.

Já em 2013 os autarcas dos 15 concelhos de Portalegre clamavam por fundos comunitários para a obra poder avançar. Mas até hoje a Barragem do Pisão não passou disto, e já esperou tanto como Alqueva.

A Barragem do Pisão já foi anunciada por três primeiros-ministros, Mário Soares, António Guterres e Durão Barroso.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.