14 Fevereiro 2020      10:44

Está aqui

Comunistas de Beja celebram os 89 anos do Jornal Avante

A 15 de fevereiro de 1931 o «Avante!» era publicado pela primeira vez, com um apelo "Ao Proletariado de Portugal", "chamando os que sofrem a incorporarem-se nas fileiras revolucionárias". Nesta altura, já o Partido Comunista Português, de que passou a ser o órgão central, se encontrava na clandestinidade desde 1926. Durante dez anos, a saída do jornal foi irregular, reflectindo as grandes dificuldades impostas pela repressão e controlo do Estado.

A partir de 1941, porém, o «Avante!» passou a ser editado com regularidade, pelo menos uma vez por mês. Reorganizado o Partido, o «Avante!» lá foi resistindo às investidas da polícia e, apesar dos assaltos às tipografias, das prisões, torturas e mesmo assassinatos de alguns dos militantes que participavam na sua feitura - sempre no interior do País -, a voz do PCP chegou regularmente aos mãos dos leitores e ativistas.

Para comemorar o 89º aniversário do Jornal o Avante!, a Direcção da Organização Regional de Beja do PCP decidiu dinamizar no próximo dia 15 de Fevereiro (amanhã, sábado) um conjunto de iniciativas do PCP pela região.

A agenda das celebrações em Beja começa com dois almoços comemorativos 89 º Aniversário do Avante!. Um no Centro de Trabalho de Aljustrel pelas 13h com a participação de Manuel Rodrigues, Director do Jornal Avante! e membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, e outro no Restaurante "A Tasca da Eva" Garvão, pelas 13h com a participação de Miguel Violante, membro da Comité Central do PCP,

Durante a tarde, em Beja, no Centro de Trabalho de  do PCP em Beja, os comunistas dinamizam um debate sobre o jornal, com a participação Manuel Rodrigues.

Ainda durante a tarde, mas em Castro Verde, no Café 7.ª Arte, Miguel Violante dinamiza um debate em volta do mesmo tema.

Já o jantar, que vai decorrer no Centro de Trabalho do PCP em Baleizão pelas 20h,  conta com a participação de Manuel Rodrigues.

Juntam-se ainda nos dias 13 e 14 de Fevereiro, um conjunto de Vendas Especiais do Avante! à porta de empresas e locais de trabalho do distrito e bancas de rua.

 

Imagem de capa de viseu.pcp.pt

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.