22 Julho 2017      10:23

Está aqui

COMEÇA A FESTA DO CANTE ALENTEJANO

Começa hoje, 22, na vila medieval de Monsaraz, a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago.

A decorrer também nos próximos dias 28 e 29 de julho, a festa pretende homenagear o Cante Alentejano Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Parte desta festa são os espetáculos “O Cante e a Atualidade”, “Alentejo Coral Jovem” e a “Gala do Cante”.

Hoje pelas 22h, na Casa do Cante, em Telheiro, pode assistir ao “Cante e a Atualidade”, um espetáculo que conta com a participação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, do Rancho Coral e Etnográfico da Aldeia Nova de S. Bento, do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e do Grupo de Danças e Cantares de S. Pedro de Maceda.

No dia 28, também pelas 22h, mas no Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz, a fadista Fábia Rebordão vai ser madrinha do “Alentejo Coral Jovem” – um encontro de grupos corais juvenis - e que vai trazer ao palco o Grupo Coral Os Bel'Aurora de Campinho, o Grupo Coral Os Amigos do Cante Alentejano de São Marcos do Campo-Os Falcões do Alentejo, o Grupo Coral Bafos de Baco, de Cuba, o Grupo Coral da Vidigueira, a Tertúlia dos Amigos do Cante de Alcáçovas e os Al-Canti.

Para fechar, a 29 de julho, pelas 17:30h, na Casa do Cante, será lançado o livro “Cantar no Alentejo – A Terra, o Passado e o Presente”, uma publicação, coordenada por Maria do Rosário Pestana e Luísa Tiago de Oliveira, e que surge de uma conferência realizada no âmbito da Festa do Cante e, à noite, pelas 22h, no Largo D. Nuno Álvares Pereira, decorrerá a “Gala do Cante”, com a fadista Fábia Rebordão – Prémio Amália Revelação 2012 e que apresentará o seu segundo e mais recente álbum, “Eu” – a ser um dos destaques da noite. Atuarão ainda o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, o Grupo Coral Ateneu Mourense, o Grupo Coral os Camponeses de Pias e o Grupo Coral Vozes do Campo Branco de Cascais. Serão ainda declamados poemas de Manuel Sérgio, acompanhado à guitarra por José Farinha.

Durante esta gala, a Junta de Freguesia de Monsaraz vai atribuir a Chave de Honra da vila ao ganadeiro Luís Rocha e a José Gabriel Paixão Calixto, presidente da autarquia pelos seus contributos e “dedicação à causa pública na freguesia e no concelho, com resultados de decisivo benefício comunitário, que respeitam a importante história local e o legado deixado por gerações anteriores, servindo a atualidade com um impacto que beneficia também as gerações futuras”, como aprovou unanimemente a Assembleia de Freguesia.