28 Outubro 2022      11:53

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Comboios a hidrogénio já são uma realidade

Chegou um novo meio de transporte amigo do ambiente, com o início da circulação dos comboios a hidrogénio. Descubra agora como eles funcionam.

Comboios a hidrogénio já circulam. Descubra os segredos desta tecnologia

Os comboios a hidrogénio podem ser o futuro das viagens nos caminhos de ferro, oferecendo uma solução mais ecológica para estes meios de transporte.

Longe vão os tempos em que as máquinas a vapor movidas a carvão eram a única opção para circular sobre carris. Com o passar dos tempos começaram a surgir outras opções como os comboios a Diesel, e de momento os comboios movidos a eletricidade são hoje a principal opção. Mas um novo passo na revolução dos caminhos de ferro está a chegar, com a entrada do funcionamento dos comboios a hidrogénio.

Extremamente confortáveis para os passageiros, que podem ler, trabalhar ou até mesmo usar o Betano Código de Bónus online nas viagens, estes novos comboios estavam a ser testados há vários anos. O pioneiro desta tecnologia é o Coradia iLint, da empresa Alstom, que os colocou em circulação na região da Baixa Saxónia, na Alemanha.

Apresentados em 2016 e em testes desde 2018, estão agora a ser utilizadas 6 composições nas ligações ferroviárias no norte do território germânico, mas existem planos para chegar aos 14 comboios em circulação nesta área da Saxónia. Além disso, há ainda planos para entregar mais carruagens em outras zonas, com 27 reservas para os transportes de Frankfurt já para 2022 e mais 6 a 14 entregas na Lombardia.

Como funcionam os comboios a hidrogénio?

Estes comboios têm por base um sistema em que este gás, armazenado em tanques, é misturado numa célula de combustível de hidrogénio com o ar exterior. Isso permite criar uma reação química de hidrólise, em que a combinação entre hidrogénio e oxigénio cria vapor de água e também energia, que depois é convertida em eletricidade para carregar baterias. Depois, essas baterias dão energia aos motores elétricos que fazem mover o comboio, especialmente nas fases de aceleração.

Ou seja, estes são transportes amigos do ambiente que, ao contrário dos comboios a Diesel, usam um combustível com origem em fontes renováveis e sem emissões poluentes (quando alimentados com hidrogénio verde). E, em comparação aos comboios ligados à rede elétrica, também podem ser mais vantajosos, já que o recurso ao gás natural para produzir eletricidade significa que a origem da energia usada por essa alternativa não é totalmente isenta de emissões poluentes.

As composições que estão em circulação pertencem à segunda geração de comboios a hidrogénio que foi desenvolvida, e contam com uma elevada fiabilidade e autonomia. De momento eles são já capazes de cumprir, sem emissões poluentes, mais de 1100km entre abastecimentos, o que permite fazer vários trajetos urbanos consecutivos e criar uma rede de transporte ecológica mais eficaz.

Novas tecnologias potenciam capacidades do Coradia iLint

Além da nova forma de propulsão, o novo comboio a hidrogénio traz outras inovações que elevam para novos níveis as viagens nos caminhos de ferro. Ele recorre, por exemplo, à digitalização e à condução autónoma para potenciar a sua eficiência, comprovada em melhorias de 20% a 25% em viagens de testes realizadas entre Paris e Lyon.

O próprio processo de fabrico está a beneficiar com novas tecnologias, com os engenheiros a usarem equipamentos de realidade aumentada para facilitar a colocação de alguns componentes nas carruagens. Esta solução permite acelerar a produção e a introdução no mercado de comboios a hidrogénio, algo que será essencial para que esta nova alternativa mais ecológica para os transportes de passageiros em larga escala ganhe expressão no mercado.