28 Fevereiro 2017      09:11

Está aqui

CIGANOS AMEAÇADOS EM MOURA

Não é a primeira vez que o SOS Racismo denuncia ameaças à comunidade cigana de Moura, no Baixo Alentejo mas desta vez a sua intervenção parece ter ido mais longe com o Alto-Comissariado para as Migrações apresentar queixa ao Ministério Público por "indícios da prática do crime de discriminação racial em razão da etnia, previsto no artigo 240º do Código Penal".

Em causa estão ameaças de morte " pintadas por toda a povoação nos últimos dias" e "bombas lançadas para os quintais das casas da comunidade cigana", que dão maior credibilidade à ameaça. "Perante a inoperância das autoridades (quer policiais, quer políticas), a comunidade cigana de Stº Aleixo da Restauração, desde o fim do Verão, está a ser vítima de situações que mais lembram a atuação do Ku Klux Klan de meados do séc. passado", denuncia a SOS Racismo.

Os ataques começaram no final do Verão passado, segundo o SOS Racismo, com a colocação de caixões à porta das habitações, o envenenamento de um cavalo desta comunidade, fogo posto na igreja, bem como em algumas casas e carros.

Imagem de capa do Jornal Tornado.