26 Maio 2019      11:26

Está aqui

Os chineses estão encantados com o Alentejo

Os chineses estão encantados com o Alentejo e com as maravilhas alentejanas.

Como o TA referiu, há um interesse enorme no Porto de Sines e na importação e abate de suínos no concelho de Reguengos de Monsaraz, mas o gigante oriental desperta agora também para a agricultura alentejana e para o vinho.

Amanhã, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o alentejano Luís Capoulas Santos, receberá o ministro da Administração Geral das Alfândegas da República Popular da China, Ni Yuefeng.

Esta visita oficial de Ni Yuefeng a Portugal tem por base a agricultura e inclui uma visita à Herdade do Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, conhecida pelas suas uvas sem grainha e que é atualmente o maior produtor nacional de uva de mesa. São produzidas 13 variedades de uva de mesa e tem uma área de produção de cerca de 250 hectares.

Outro dos sítios que o ministro chinês e Capoulas Santos visitarão é o Hotel Vila Galé Clube de Campo, em Santa Vitória, Beja, e onde assistirão a uma apresentação da exploração da Herdade da Figueirinha, com foco na produção nacional de pêra rocha, e onde terão oportunidade de degustar de frutas e outros produtos nacionais.

A Herdade da Figueirinha é também produtora de vinhos, mais um produto alentejano que desperta grande interesse nos chineses que são já o 5º mercado no ranking das exportações de vinhos do Alentejo, segundo dados obtidos pelo Jornal Económico.

Os chineses já consumiram cerca de 3,9 milhões de euros de vinhos alentejanos em somente 12 meses, de outubro de 2017 a setembro de 2018, representando uma das maiores subidas ao nível dos “clientes” do vinho alentejano, a par do Brasil, Angola, Estados Unidos e Suíça, sendo que só os brasileiros se equiparam na subida.

Paralelamente, há também uma aposta forte da CVR Alentejo em fazer crescer os mercados na América Latina, essencialmente na Colômbia e México.

 

Imagem de portugal.gov.pt

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.