10 Janeiro 2022      12:07

Está aqui

Cerca de 93,7% do território continental está sob seca

No final do mês de dezembro, 93,7% do território continental estava sob alguma forma de seca – quase mais dois pontos percentuais do que acontecia no fim de novembro, adianta o Público.

De acordo com os dados do boletim climatológico de dezembro do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o valor médio da quantidade de precipitação em dezembro (93.4 milímetros) foi inferior ao valor normal do intervalo 1971-2000. “Nos últimos 20 anos, apenas em quatro ocorreram valores superiores ao valor médio”, refere o boletim. Além disso, houve zonas do país em que essa redução esteve na ordem dos 75%.

A mesma fonte explica que, entre 1 de outubro e 31 de dezembro, a precipitação que caiu no país “corresponde a 57% do valor normal”. Os distritos de Setúbal, Beja e Faro foram os mais afectados pela falta da chuva, ao longo de todo o ano hidrológico, com valores 50% inferiores em relação ao normal.

O IPMA adianta ainda que se registou um aumento da retenção de água no solo (sobretudo graças à chuva caída entre 20 e 26 de dezembro), mas tal não foi suficiente para reverter a situação de seca meteorológica em que se encontra quase todo o território.

Em termos de seca, houve uma diminuição de seca severa, de 12,6% para 8,7%. O mesmo aconteceu com o território em seca fraca, que passou de 61,6% no final de novembro para 57,7% no final do ano. Contudo, a percentagem de território em seca moderada subiu quase 10 pontos percentuais, de 17,7% para 27,3%, deixando a expetativa de que esta situação não evolua para um cenário pior.

Relativamente às temperaturas, o IPMA confirma agora que o país bateu recordes de temperatura máxima em várias localidades do país, a 31 de dezembro. De facto, segundo o IPMA, a temperatura alcançada na estação da Zambujeira a 31 de dezembro – 26,4 graus Celsius – foi um novo extremo para este mês em todo o país, desde 1941. Nunca houvera um dia de dezembro tão quente em Portugal nos últimos 80 anos.

As estações que registaram novos máximos de temperatura para dezembro foram as de Braga, Coimbra-Cernache, Figueira de Castelo Rodrigo, Odemira, Mora, Beja, Portel, Sines, Zambujeira, Neves Corvo e Castro Marim.

 

Fotografia de planicie.pt